A gente ouve falar de vários seguros para cartão de crédito. Mas você conhece bem as vantagens de ter um seguro de cartão de crédito consignado? Para tirar essa e mais dúvidas sobre esse assunto, conversamos com o Gustavo Quites, gerente comercial do canal de consignados do Banco PAN.
Com ele, você tem mais segurança na hora de parcelar compras e pode utilizar quando desejar, pagando a fatura apenas daquilo que foi gasto.
Diz Gustavo Quites, gerente comercial do canal de consignados do Banco PAN
É um tipo de cartão que só quem é aposentado, pensionista do INSS, trabalhadores com a carteira nacional de Trabalho assinada, servidores públicos e militares podem contratar. Ele vai usar uma margem consignável de 5%. Ou seja, é o valor que será usado do seu salário ou do benefício de um empréstimo consignado.
Por lei, ele não deve ultrapassar 40% da sua renda mensal. Segundo a MP 1.006/2020, a margem foi de 35% para 40% em outubro de 2020.
Tem mais leitura por aqui: Saiba como calcular o valor do seguro prestamista
Seguro de cartão de crédito consignado: vale a pena?
Sim, o risco de exposição somado ao prejuízo para o proprietário do cartão fazem com que o seguro de cartão de crédito seja vantajoso. Ainda que não seja obrigatório, hoje é elevado o número de pessoas que buscam essa proteção.
De acordo com a mais recente pesquisa conduzida pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), 46% dos brasileiros foram vítimas de algum golpe de origem financeira on-line nos últimos 12 meses. Isso equivale a algo como 12,1 milhões de indivíduos.
Já o renomado IBM Global Financial Fraud Impact Report 2022 apontou que as fraudes de cartão de crédito são o tipo mais comum em todos os países onde a pesquisa foi realizada.
E tem mais: apenas no Brasil, quase ⅓ dos brasileiros (31%) já experimentaram algum tipo de fraude nesse sentido. Ainda de acordo com a pesquisa, brasileiros e singapurianos lideram o ranking quando o assunto é preocupação com segurança em suas finanças.
Com esses dados em mãos, é certo dizer que os crimes financeiros relacionados a cartões são comuns em território nacional. Na maioria dos casos, envolvem clonagem de cartão e utilização de seus dados para compras on-line indevidas.
Como funciona o seguro?
O seguro de cartão de crédito funciona de modo muito similar aos demais seguros, como o de empréstimo consignado, por exemplo.
O valor do seguro geralmente é cobrado na própria fatura do cartão consignado. Após contratá-lo, se houver problemas envolvendo o cartão, o segurado deve notificar a instituição responsável pelo seguro.
Em suma, você paga uma taxa mensal, que gira na faixa de R$5,00 a R$10,00, e em troca, possui algumas coberturas.
Coberturas do seguro de cartão de crédito
A principal cobertura do seguro de cartão de crédito é em relação à perda, fraude ou furto no cartão. Em qualquer uma dessas ocorrências, se o cartão for usado indevidamente, o seguro cobre.
Outras coberturas são:
- Roubo após saque no caixa eletrônico;
- Roubo de carteira/bolsa;
- Morte ou invalidez por crime;
- Gastos envolvendo viagens ao exterior;
- Preço e compra protegida.
No caso do seguro de cartão de crédito consignado, a dívida também é indenizada caso aconteça acidente com invalidez permanente ou morte do segurado. Além disso, se houver saldo de sobra, o valor fica para a família.
Como e quando acionar o seguro?
No caso do seguro prestamista da Too Seguros ele deve ser acionado pelo segurado ou seu representante.
Suas coberturas englobam:
- Indenização em caso de desemprego involuntário do seguro;
- Falecimento do segurado;
- Invalidez permanente por acidente;
- Incapacidade física total ou temporária.
Se precisar acionar o seguro por qualquer uma das ocorrências acima, converse com o atendimento da Too por WhatsApp e e-mail.
Confira o passo a passo:
- É preciso fazer o download de alguns documentos (Clique aqui) e enviá-los preenchidos para a Too seguros no e-mail acione@toobl0g.wpcomstaging.com.
- Todas as atualizações do processo em aberto serão também enviadas nesses mesmos canais. Beleza?
- A Too Seguros terá 30 dias para realizar a indenização e deve estar de acordo com o limite descrito no contrato.