Digite algo para buscar
por Deborah Angelini 18 abr 2022 - 6 Min. de Leitura

Imagine que você conseguiu obter crédito e já está com um empréstimo liberado. Nessas horas, todos querem ter a segurança de que o saldo será quitado mesmo se algum imprevisto ocorrer. Por isso, é sempre importante saber como calcular o valor do seguro prestamista

Ele consiste justamente em uma modalidade de proteção para o pagamento de obrigações financeiras. O termo “prestamista” está relacionado a “prestações”, pois o seguro cobre as parcelas devidas caso situações listadas na apólice impeçam o segurado de quitá-las. 

Considerando que o total de dívidas no Brasil bateu recorde no ano passado, com 70,9% das famílias endividadas, é fácil perceber como essa garantia pode ser importante para você ter mais tranquilidade em relação às suas finanças. Os dados são da Agência Brasil. 

Mas afinal, como calcular o valor do seguro prestamista? Descubra tudo o que você precisa saber sobre o tema a seguir. 

Como calcular o valor do seguro prestamista? 

Como ocorre em outras modalidades de seguros, o valor do prestamista é calculado a partir de diversos critérios. Cada variável adotada pelas seguradoras serve para determinar as chances de um eventual sinistro acontecer. 

Portanto, quanto maior for a probabilidade da cobertura ser acionada, maior será o valor cobrado ao segurado. Em contrapartida, se as chances de sinistro forem baixas, menor é o preço do plano contratado. 

Entre os fatores que as empresas de seguros consideram para determinar essa expectativa de acionamento da proteção, estão:

  • características como o valor total da dívida
  • número de prestações
  • idade do contratante
  • histórico de saúde
  • entre outros 

Por mais que não seja possível saber exatamente a fórmula usada pelas seguradoras para saber como calcular o valor do seguro prestamista, basta solicitar cotações de diferentes planos e fazer uma comparação daqueles mais vantajosos para você.

Para entender melhor o que esperar do seu orçamento, vamos explicar no próximo item quais são os detalhes e situações que mais impactam os preços praticados nos seguros prestamistas. 

O que impacta o valor do seguro prestamista? 

Como você pôde ver, o preço do seguro é condicionado por diferentes critérios. Entre aqueles que citamos acima, os que mais pesam são o valor do crédito ou bem adquirido, prazo para quitação e faixa-etária do segurado.  

Por exemplo, um empréstimo de 12 meses certamente terá um seguro mais barato do que um com prazo maior que 24 meses. Da mesma forma, um idoso paga mais por um seguro do que um jovem, pois tem mais riscos de vida pela idade avançada.

Tenha sempre em mente que o preço está condicionado ao tamanho da dívida e às chances de acionamento da cobertura.

A boa notícia para quem vai realizar um empréstimo longo é que, mesmo que a quantidade de parcelas influencie o valor final, o total pago acaba valendo a pena. Isso porque, o preço fica diluído ao longo das várias prestações, fazendo com que o adicional não pareça tão significativo. 

Quando se cobra o seguro prestamista? 

O seguro prestamista não é obrigatório para a obtenção de empréstimos. Ou seja, as instituições financeiras não irão cobrar que você o faça. Trata-se de uma proteção opcional, que o segurado escolhe contratar para ter mais tranquilidade em relação à sua dívida. 

Mais que uma garantia de quitação mesmo diante de imprevistos, essa proteção também acaba sendo benéfica por ter seus valores diluídos nas parcelas, o que pesa menos no bolso do consumidor. As operações em que é possível contratar o seguro incluem: 

Mesmo sabendo sobre as possibilidades de contratação e como calcular o valor do seguro prestamista, procure ir além e fique atento a outros cuidados importantes para ter um plano vantajoso. Entenda quais são eles abaixo. 

5 cuidados ao escolher o seguro prestamista 

O preço é, de fato, muito importante para contratar o seguro prestamista. Contudo, para usar o seu plano da melhor maneira possível, também é fundamental certificar-se de que você e os credores realmente terão tranquilidade para usar a proteção caso ela seja necessária. 

Portanto, a dica é conhecer muito bem a seguradora que você está contratando e qual é a burocracia exigida caso algum sinistro aconteça. Nesse sentido, recomendamos seguir essas dicas:  

  1. Leia o contrato do seguro com muita atenção e conheça todas as cláusulas;
  2. Tire todas as suas dúvidas com a seguradora antes de assinar a contratação;
  3. Tenha clareza sobre os trâmites exigidos para acionar a cobertura;
  4. Conheça os valores previstos na apólice;
  5. Também tenha claro quais são os procedimentos obrigatórios para cada indenização. 

Ciente sobre como calcular o valor do seguro prestamista, agora é só comparar e comprovar: a Too Seguros tem os melhores preços para manter as suas obrigações financeiras protegidas! Clique aqui para saber mais sobre as nossas coberturas e conte ainda com o melhor e mais transparente atendimento da área.

O seguro Prestamista da Too Seguros garante que você esteja mais protegido ao fazer um financiamento (ou empréstimo), pois ele assegura o pagamento de prestações, caso um imprevisto aconteça no período do contrato.
Quero escolher o seguro mais vantajoso!
As principais vantagens do Seguro Prestamista da Too são a segurança de estar amparado em caso de morte ou invalidez permanente, para que o valor financiado possa ser quitado ou para que a dívida não seja transferida para a família do segurado.