Encontrar um inquilino para ocupar o imóvel pode ser um desafio para imobiliárias e proprietários. O problema é que mantê-lo vazio representa um prejuízo para você e o seu cliente, tanto pelas despesas do aluguel como das contas de consumo. Pensando nisso, ao longo deste artigo vamos trazer dicas, para você, corretor, de como alugar um imóvel rápido.
Antes, é importante saber que a corretagem no mercado de locação nem sempre se relaciona apenas à dinâmica de busca e oferta. Ela naturalmente oscila a depender do comportamento dos clientes, economia e do próprio aspecto cultural de cada cidade.
Por isso, as dicas de como alugar um imóvel rápido não representam um padrão. Mas são estratégias que, adaptadas à realidade de cada local, podem contribuir para um processo de locação agilizado. Veja mais a seguir.
7 dicas de como alugar um imóvel rápido!
Fique atento ao mercado
Pergunte a si mesmo: qual é o perfil de quem compra imóveis nesta região? Quais são seus hábitos, comportamentos e estilo de vida? São universitários, recém-formados, casais no início da vida a dois, famílias com dois filhos? Esse imóvel atende a essas necessidades?
Outra estratégia relevante aqui é saber quais são os tipos de imóveis que estão sendo mais buscados naquela região que você atua, e se esforçar na prospecção deles.
Utilize a tecnologia ao seu favor
Hoje a internet é o carro chefe dos anúncios imobiliários. E você pode usá-la a seu favor na hora de criar anúncios claros e objetivos, com textos bem escritos, ressaltando os benefícios daquele imóvel.
Além dessa ferramenta, aposte também em boas imagens e use outros formatos como aliados. Cadastros em portais imobiliários, e-mail marketing e redes sociais, são bons exemplos!
A tecnologia no mercado imobiliário, por meio do uso da realidade virtual, também pode representar a oportunidade que você precisa para conseguir alugar um imóvel rápido. Ela pode ser usada para criar réplicas muito reais do imóvel no ambiente digital – e porque não, até no metaverso!
Esteja aberto a propostas
Ter flexibilidade com as propostas também é importante para quem quer alugar um imóvel rapidamente.
Afinal, é importante ter em mente que há outros imóveis disponíveis. Inclusive, que podem atender melhor às necessidades do inquilino e na mesma região.
Por isso, quando as propostas surgirem, mantenha a mente aberta para as negociações. Tanto pelas condições colocadas para os interessados, como também pelo valor proposto.
Tenha um público alvo
Estabeleça o seu público em potencial entendendo o perfil dos inquilinos daquela região. São estudantes, famílias, pessoas que moram sozinhas? Mais velhos, mais jovens? Universitários? Ter o público definido ajuda na hora de criar as estratégias mais apropriadas para cada um deles.
Mantenha o imóvel conservado
Manter o imóvel bem cuidado e conservado está entre as mais importantes estratégias de como alugar um imóvel rápido. Afinal, ninguém quer entrar em um imóvel que está cheio de reformas a serem feitas logo de cara, não é mesmo? Por isso, nossa dica é que, junto ao proprietário, vocês invistam em benfeitorias.
Pode ser planejando uma decoração mais atual, trocando móveis ou artigos que estão muito velhos (como armários, azulejos e pisos), colocando beliches se o público é de universitários, e por aí vai. Aqui vale a regra de adaptar-se ao perfil antes de promover as mudanças.
Ah, e não se esqueça de que o imóvel também deve estar limpo, conservado, e em condições apresentáveis na hora de receber a visita. A primeira impressão conta muito e pode fazer toda a diferença na escolha de alugar ou não.
Negocie com o proprietário
É normal que o candidato ao aluguel peça descontos, carência para pagamento na entrada, métodos diferentes de pagamento ou reformas antes de entrar.
É claro que nem tudo poderá ser atendido. Mas se forem propostas plausíveis, é recomendado que o corretor tente negociá-las com o proprietário do imóvel. Afinal, a flexibilidade pode ser a linha tênue entre, saber de fato como alugar um imóvel rápido ou não conseguir fazê-lo.
Além do mais, a negociação pode avançar para uma proposta que contemple melhor o objetivo de todos os envolvidos no processo de aluguel de imóvel.
Estabeleça um preço competitivo
O valor do imóvel deve ser competitivo. Afinal, ele deve estar de acordo com o que é vendido ou alugado na região, considerando tanto as suas próprias características como também outros imóveis similares. Assim, as chances de alugar rapidamente aumentam.
Dicas bônus: conte com o seguro fiança
O seguro fiança aluguel é mais um aliado de um processo prático de como alugar um imóvel rápido.
Para entender como funciona o seguro fiança para aluguel, é importante resgatar que há algum tempo o fiador ou cheque caução eram as mais comuns garantias de que o locatário cumpriria com as suas obrigações no imóvel. Mas com sua chegada, isso mudou.
Ele substitui essas necessidades e traz benefícios a todos os envolvidos no processo de aluguel.
O locatário é o responsável por contratar e arcar com as parcelas do seguro fiança. O proprietário, por sua vez, é o beneficiário e segurado desta modalidade de seguro. Isso significa que ele é quem recebe indenização no caso de inadimplência do inquilino.
Caso o locatário permaneça 90 dias sem arcar com os pagamentos do aluguel, o locador pode acionar o seguro. Há ainda coberturas opcionais que podem ser contratadas, envolvendo danos ao imóvel, encargos básicos (contas de consumo), pintura e rescisão contratual. Desburocratize o processo de aluguel com quem entende do assunto. Clique aqui para conhecer mais sobre o seguro fiança da Too.
O Seguro Fiança Locatícia dá tranquilidade para locatários e proprietários de imóvel, tornando o processo de locação mais simples e seguro para ambas as partes
Saiba as vantagens de ser nosso parceiro!