Digite algo para buscar
por Deborah Angelini 10 jun 2022 - 7 Min. de Leitura

Segundo o indicador ABRAINC-FIPE, a venda de imóveis subiu 6,2% no primeiro trimestre de 2022 quando comparado com o mesmo período do ano passado. Os lançamentos também acompanham o crescimento, com alta de 2,2% no trimestre.

Ao olhar para os lançamentos de imóveis de médio e alto padrão (MAP), o segmento cresceu 35,6%, com vendas 109% a mais que o mesmo período em 2021. A categoria ainda se eleva com a diminuição de 1,7% de anulação de contratos de financiamento.

Lançamentos para o Programa Casa Verde e Amarela (CVA) tiveram uma queda de 10%, assim como as vendas, com um recuo de 9%. Mas é válido ressaltar que os resultados desse estudo não refletem os ajustes mais robustos feitos pelo governo federal para ampliar o acesso ao crédito imobiliário.

Como melhorar as vendas de imóveis e ajudar o seu cliente a economizar sem abrir mão da comissão!

O preço dos imóveis é sempre um bom indicativo da saúde financeira do país. Isso acontece porque ele é diretamente impactado pelas variações de taxa de juros, inflação, poder de compra populacional e outros fatores macroeconômicos.

O titular de um financiamento imobiliário indexado ao IPCA está sentindo o peso dessa alta no bolso: ela reflete diretamente no preço dos imóveis. Isso acontece porque conforme a inflação sobe, o valor das parcelas segue essa mesma tendência.

No Brasil, o indicador oficial da inflação é o IPCA – Índice de Preços para o Consumidor Amplo. A taxa é medida todos os meses pelo IBGE nos principais polos econômicos do país. Ainda que não seja calculada em todos os estados e cidades, ela é válida a nível nacional.

Para financiamentos, algumas sugestões podem ser adotadas por você na hora de negociar:

  • Optar por opções de índices de percentual de juros mais baratos antes de fechar um contrato, como a Taxa Referencial com a Poupança: na ponta do lápis, para quem optar pela poupança para financiar um imóvel, a taxa que a caixa reduz fica, em condições atuais: 2,80% + 6,17% (rendimento da poupança atual), o que dá – aproximadamente – 9% ao ano que incidirá sobre o valor do imóvel financiado.

Como estamos falando de poupança, a taxa de 9% é o teto para essa modalidade. Então, caso a Selic comece a baixar, as parcelas do financiamento também baixarão.

  • Saber escolher qual seguro habitacional irá incidir o menor percentual no contrato de financiamento do seu cliente. Esse é um seguro obrigatório por lei, mas é direito do consumidor escolher qual seguro é o mais vantajoso e você, como profissional corretor, pode oferecer essas informações essenciais.

Quanto menor for o valor do percentual do seguro, mais dinheiro você consegue pegar como empréstimo e assim dar uma entrada maior no financiamento. Com isso, o valor das prestações também fica mais barato e impacta menos na sua renda. E é assim que você financia um imóvel pagando menos por ele!

O grande pulo do gato é contar para o seu cliente que ele pode visitar sites com simuladores de financiamento habitacional para calcular quando ficarão as prestações e se organizar bem para pagar. Nessa outra matéria, eu te ensino como simular um financiamento! Salve para ler depois dessa!

  • Outra dica é fazer a amortização do financiamento. A amortização de financiamento imobiliário significa diminuir o saldo devedor do financiamento adiantando suas prestações. Além disso, ainda permite economizar no financiamento porque o valor total de uma dívida sempre é calculado em função do tempo que ela dura e, assim, dos juros que incidem.
  • Ou, se já iniciou o pagamento das prestações, saiba que é possível fazer a portabilidade do seu financiamento e do Seguro Habitacional e do seu financiamento para um banco com valores bem mais atrativos.

Cada banco possui um Custo Efetivo Total (CET) com condições que variam de acordo com os juros. É nisso que você precisa ficar de olho para saber se a portabilidade do seguro habitacional realmente vale a pena.

Ao pedir a portabilidade do seguro habitacional, o novo banco escolhido quitará a dívida com o antigo banco, encerrando o contrato de financiamento e criando um novo. É aí que é possível negociar taxas mais baixas, sem alterar a quantidade de parcelas. Por isso é sempre bom analisar as suas opções para escolher um seguro mais vantajoso.

Na Too Seguros, você pode solicitar a portabilidade do seguro habitacional se tiver contratado um financiamento imobiliário com a Caixa ou o Banco de Brasília (BRB). Ele possui coberturas de:

Danos Físicos ao Imóvel (DFI)

Nesta categoria se enquadram os eventos que possam afetar a estrutura do imóvel. Em geral esses eventos estão ligados a fenômenos da natureza, como:

  • raio;
  • vendaval e granizo;
  • desmoronamento total;
  • desmoronamento parcial, que pode ser a destruição ou desabamento de paredes, vigas, laje ou teto com função de laje;
  • ameaça de desmoronamento, devidamente comprovada;
  • destelhamento, causado por ventos fortes ou granizo e telhas quebradas pelo granizo;
  • inundação, alagamento e enchente, com entrada de água no imóvel como resultado de aguaceiro, tromba d’água ou chuva. Neste caso, o seguro cobre os danos mesmo que o evento seja causado pela obstrução ou insuficiência de esgotos, galerias pluviais, desaguadouros e similares.

Além desses casos causados por fenômenos naturais, o seguro também cobre acidentes, como:

  • explosão, independentemente da causa;
  • incêndio, o que também inclui danos na fiação elétrica e danos causados por raio ou faísca elétrica mesmo que não tenha resultado em incêndio;
  • desmoronamento parcial causado por impacto de veículo de terceiro, queda de aeronave e queda de árvore.

Morte e Invalidez Permanente (MIP)

Os casos de morte ou invalidez do segurado incluem:

  • morte por causas naturais ou acidentais;
  • invalidez permanente devido a acidente ou doença que aparecer após a assinatura do contrato de financiamento;

O objetivo do seguro habitacional é garantir a quitação das parcelas do financiamento, a vigência do contrato será a mesma que o prazo do financiamento. Agora que você já sabe o que este seguro cobre e o que ele não cobre, clique aqui para conferir as condições gerais do seguro habitacional da Too Seguros!

O Seguro Habitacional é a garantia de que seu imóvel financiado continuará pertencendo a você ou à sua família, caso algum imprevisto aconteça!
Quero saber mais!
O Seguro Habitacional é contratado durante a compra de um imóvel por meio de financiamento bancário. Apesar de obrigatório (Lei 9.514 de 1997), o segurado tem o direito de escolher por meio de qual seguradora deseja contratá-lo.