Digite algo para buscar
por Deborah Angelini 12 dez 2022 - 7 Min. de Leitura

Na hora de buscar um lugar para morar, ver casas de aluguel direto com o dono é um desafio. Um contrato informal de aluguel pode gerar perrengues tanto com o inquilino, quanto com o proprietário e ter ajuda para resolver tudo isso pode ser complicado.

São mais de 13 milhões de brasileiros que moram de aluguel e estima-se que cerca de 38% deles morem com contrato informal.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) de 2020 e segundo pesquisas em solo sobre a moradias informais, isso se deve por causa do preço alto do aluguel e a falta de políticas públicas acessíveis para moradias de periferia.

Um contrato informal, também conhecido como contrato verbal, é um acordo feito boca a boca, sem nenhuma definição jurídica em relação aos deveres de todos os envolvidos nessa negociação e pode não ser suficiente em caso de inadimplência, danos ao imóvel ou aos móveis, entre outras condições de um aluguel.

E, ter um contrato assim, não significa que ele será mais barato! Ao ver casas de aluguel direto com o dono pode implicar em:

  • Inadimplência de aluguel e encargos legais como água, luz, gás, condomínio e IPTU
  • Validade do contrato
  • Reajuste de valores
  • Segurança do imóvel
  • Estado de conservação
  • Manutenção e obras

Para morar de aluguel com qualidade de vida e segurança, é preciso definir essas e outras condições em um contrato formal. Ou seja, deixar registrado o que inquilino e proprietário são responsáveis, qual será o valor do aluguel, entre outros.

É assim que se evita situações chatas como, para o proprietário, perder o imóvel e precisar recorrer ao desocupação do imóvel – que é muito difícil de ser feito pois a legislação impede de desabrigar alguém. Ou, para o inquilino, que pode pagar muito mais por algo que não é justo.

Melhor ter uma garantia

Qual é a garantia de que ver casas de aluguel direto com o dono vai ser seguro e o aluguel será pago? Com uma imobiliária, é necessário ter uma garantia de que o aluguel será honrado e a moradia terá segurança.

Por isso, optar por escolher uma casa de aluguel com a imobiliária é ter a certeza de que inquilino e proprietário estarão respaldados por um contrato formal, com regras claras e responsabilidades de todos os envolvidos nessa negociação.

Nesse tipo de contrato, é obrigatório ter uma garantia de aluguel: um fiador, um cheque caução ou o Seguro Fiança Locatícia.

O Seguro Fiança da Too Seguros facilita a locação de um imóvel residencial ou comercial, pois substitui a necessidade de um fiador ou de fornecer um cheque caução como garantia da locação. Oferece ainda, diversos serviços emergenciais para cuidar do imóvel e tanto inquilino, como proprietário podem acionar. Então…

Para o inquilino:

  • O valor desse serviço pode ser dividido em até 30 vezes dependendo do plano escolhido
  • Oferece independência, já que não precisa envolver ninguém para ser fiador e nem dispor de um valor alto para iniciar o aluguel
  • Pode usar as assistências residenciais 24h (encanador, vidraceiro, chaveiro, eletricista, dedetização, substituição de telhas, tubulação de esgoto e caixa de gordura, entre outros)
  • Pode acionar assistências extras como pintura externa e interna

Já o proprietário:

  • Pode ficar mais tranquilo porque a única cobertura desse seguro é a falta de pagamentos de aluguel e encargos legais e, se algum desses pagamentos atrasar por mais de três meses, o proprietário pode acionar o seguro para que a Too negocie os valores que faltam e indeniza o proprietário.
  • Pode usar as assistências residenciais 24h (encanador, vidraceiro, chaveiro, eletricista, dedetização, substituição de telhas, tubulação de esgoto e caixa de gordura, entre outros)
  • Pode acionar assistências extras como pintura externa e interna, multa de quebra de contrato e danos ao imóvel e aos móveis.

Ficou interessado em saber mais sobre esse seguro? Converse com um corretor para fazer uma cotação de graça e ver quanto ficará essa garantia, sem qualquer compromisso, só tirar dúvidas e conferir se faz sentido pra você e para o seu bolso.

Ver casas de aluguel em imobiliária fica mais caro?

Ao invés de ver casas de aluguel direto com o dono e passar a buscar um lugar com uma imobiliária, pode ser sim que o valor fique maior – mas não tudo isso que você está pensando. Com a imobiliária, o corretor de imóveis passa a ser o intermediário entre o inquilino e o proprietário, por isso cobra-se esse valor da corretagem.

Mas, com o corretor, existe a vantagem de ter mais opções de imóveis que combinem com o perfil do inquilino, ver o que vale mais a pena, e o proprietário não precisa se responsabilizar pela negociação. É o corretor de imóveis que fará todo o processo, correndo atrás da papelada e facilitando assim a locação, sem nenhum perrengue.

O que diz a lei do inquilinato?

A lei do inquilinato é um conjunto de normas que regulam o mercado de locação de imóveis residenciais e comerciais, atualizada desde 2009.

Ela diz que no caso do contrato de aluguel realizado em comum acordo, verbalmente, sua comprovação só pode ser dada por meio de testemunhas, recibos de pagamentos de contas ou comprovante de pagamento de aluguel.

Como vemos, é preciso recorrer a inúmeras provas que afirmem ter ali um vínculo de aluguel, além do dinheiro e tempo gastos com todo esse processo. Pode-se imaginar se, por exemplo, o inquilino pagar consertos do próprio bolso ou o proprietário resolver dívidas com faltas de pagamentos e outras dores de cabeça.

Assim, ver casas de aluguel direto com o dono talvez não seja uma ideia tão boa, a não ser que seja com alguém de extrema confiança e com muita clareza nos acordos, viu? O jeito é colocar na balança o que vale mais a pena, tanto agora, quanto no futuro. Fazer tudo de acordo, com garantia e com um profissional ajudando, às vezes é mais barato do que resolver tudo “na amizade”.

Para quem vai morar de aluguel, o seguro fiança oferece assistências residenciais 24h que vão salvar te salvar ali no dia a dia, se alguma coisa acontecer enquanto estiver morando lá;
Quero saber mais sobre esse seguro!
O seguro aluguel oferece cobertura para eventuais prejuízos no apartamento ou casa e se o inquilino deixa de honrar os pagamentos mensais. Ou seja, é bom para os dois lados envolvidos nessa negociação: o inquilino e o proprietário!