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por Deborah Angelini 23 maio 2023 - 10 Min. de Leitura

Os principais desafios enfrentados pelas imobiliárias são oferecer um bom atendimento, manter um excelente relacionamento com cliente e aumentar as suas vendas, sem contar com a alta competitividade entre os profissionais. Todos esses fatores influenciam no faturamento e na reputação do negócio. Contudo, uma estratégia valiosa para virar o jogo é apostar no treinamento para corretores de imóveis.

Além de capacitar, essa prática estimula o espírito de equipe, melhorando também clima da empresa. Neste conteúdo, entenda porque investir no treinamento para corretores de imóveis e veja como montar o seu. Confira! 

Treinamento para corretores de imóveis: por que investir em capacitação é importante?

Investir em treinamentos é essencial para que os corretores de imóveis estejam atualizados em relação às melhores práticas da área. Além disso, os ajuda a oferecer uma experiência diferenciada aos seus clientes.  

Para deixar ainda mais clara a importância do treinamento para os corretores, apontamos os principais motivos para apostar nas capacitações. Acompanhe: 

Fortalecimento da reputação (employer branding) da imobiliária

O corretor de imóveis que aprimora suas habilidades e conhecimentos, no geral, desenvolve uma reputação positiva entre outros profissionais e clientes. Isso pode levar a uma maior indicação de novos consumidores, negócios fechados e a formação de parcerias estratégicas.

Para a imobiliária, uma equipe especializada e bem treinada é um grande diferencial. Uma vez que chama a atenção de clientes que buscam por um atendimento personalizado, qualificado e empático. Esses fatores levam o negócio a se destacar perante a concorrência.

Aumento da confiança do cliente

Os clientes tendem a confiar em corretores que demonstram conhecimento e competências especializadas. Então, quando este profissional é capaz de responder todos os questionamentos com firmeza e assertividade, o sentimento de segurança nos consumidores aumenta. O que só é possível com um bom treinamento. 

Maior autoridade na área

Quando os profissionais conhecem as últimas tendências e melhores práticas, são capazes de fornecer um serviço de alta qualidade para o público-alvo. Esse conhecimento engloba desde técnicas aprofundadas do mercado imobiliário, estratégias de negociação até outras habilidades, como a persuasão em vendas, que ajudam a elevar as vendas.

Portanto, ao contar com corretores treinados, a autoridade da imobiliária no mercado aumenta, o que também contribui para atrair mais clientes. 

Adaptação às transformações no mercado

O mercado imobiliário está em mudança. Os corretores e imobiliárias que não se adaptam a essas transformações perdem espaço nesse setor. Para evitar isso, o melhor caminho é investir nos treinamentos. 

Dessa forma, os corretores estarão alinhados com o ritmo de evolução do ramo. Suas práticas e processos serão pautados em tecnologias e conceitos inovadores.

Como montar um bom treinamento para os corretores de imóveis?

Os programas de treinamento contribuem para o desenvolvimento das competências dos colaboradores em qualquer empresa, tornando-os profissionais de alto nível. No entanto, para atingir esse objetivo, é importante criar uma capacitação assertiva, com base em um bom planejamento. 

Selecionamos alguns passos que devem ser considerados neste momento. Veja: 

1.Defina o objetivo do treinamento

O primeiro passo envolve a definição do objetivo do treinamento. Seria melhorar as habilidades de negociação dos corretores? Elevar o conhecimento sobre as tendências do mercado imobiliário? Capacitar os profissionais a utilizar melhor as ferramentas virtuais disponíveis, como o metaverso ou as plataformas imobiliárias?

Esses objetivos serão os direcionadores de todo o programa de treinamento. Por meio dessa definição, é possível criar os roteiros (ou trilhas) de aprendizagem. 

2. Converse com os corretores para entender melhor a rotina

Outra prática importante é identificar as necessidades específicas dos corretores de imóveis. Isso significa conhecer a rotina de trabalho, os desafios e dores vivenciados por esses profissionais.

Dessa forma, o gestor da imobiliária entende em que áreas a equipe precisa melhorar, que habilidades devem ser desenvolvidas e quais lacunas existem em seus conhecimentos.  Uma maneira de aprofundar esse entendimento é por meio de pesquisas internas, análise de desempenho ou coleta de opiniões dos corretores.

3. Faça um planejamento sobre tudo que será abordado

Com base nas informações sobre as metas do treinamento e necessidades dos corretores de imóveis, faça um planejamento do conteúdo a ser abordado.

Além disso, é importante distribuí-lo conforme o nível de aprendizagem de cada fase do treinamento. Outra atividade que faz parte dessa etapa é a definição das ferramentas, métodos e avaliações que serão utilizados. 

Com respeito às ferramentas, serão utilizadas apresentações em PowerPoint, vídeos, games ou dinâmicas? Quanto aos métodos, seria a gamificação, atividades experienciais, aulas teóricas ou um mix com tudo isso? E as avaliações? Serão feitas por meio de provas escritas, pontuações por desempenho ou testes práticos. 

4. Elabore uma revisão de todos os serviços e produtos que a imobiliária oferece

Para reforçar o foco do treinamento para os corretores de imóveis, é importante que as primeiras aulas sejam voltadas para:

  • Fazer uma revisão de todos os serviços oferecidos pela empresa;
  • Relembrar quais são os produtos (e suas especificações) que fazem parte do portfólio a ser apresentado aos clientes;
  • Falar sobre as regras internas da imobiliária. 

5. Explique a importância de um atendimento diferenciado

No decorrer das aulas, mostre para os corretores que um atendimento personalizado é determinante para a decisão do cliente. 

Ademais, fale também que este processo é um diferencial competitivo que impulsiona o aumento das vendas e a fidelização dos consumidores. Para fixar os conhecimentos, uma sugestão é incluir encenações ou vídeos que mostram como é feito um atendimento a nível de excelência.

6. Comente sobre como a imobiliária resolve as dores dos clientes

Outra ação importante é apresentar as estratégias utilizadas pela imobiliária para entregar soluções para as necessidades dos clientes. Nessa etapa, mostre como deve ser feita a identificação das dores dos consumidores, a comunicação, escuta, a escolha de soluções e a coleta dos feedbacks. O objetivo é que as boas práticas sejam padronizadas e seguidas por todos os corretores.

7. Fale sobre o pós-vendas

O relacionamento com o cliente não termina com a venda ou locação de um imóvel. Na verdade, é nessa fase (conhecida como pós-venda) em que começa essa relação. Durante o treinamento, mostra técnicas de pós-venda, como contato frequente (chat, e-mail ou mensagens) e fale sobre o impacto positivo de oferecer respostas rápidas diante de solicitações.

8. Colete feedbacks do treinamento

Ao final do treinamento, é importante colher feedbacks dos corretores.

Pergunte o que acharam das aulas: existem alguns aspectos que podem ser melhorados? Os métodos de aprendizagem são mais engajadores? Estão motivados para participar dos próximos treinamentos?

9. Considere um calendário para outras capacitações

O treinamento não pode ser um evento único, mas uma iniciativa contínua. Os corretores devem ser estimulados a continuar aprendendo sobre as tendências e melhores práticas do mercado imobiliário.

Por meio de novos treinamentos, cursos e workshops, a imobiliária pode criar um calendário anual de aprendizagem. Dessa forma, a cultura do conhecimento se instalará na empresa.

Agregue mais valor aos serviços da sua imobiliária

Outra maneira de agregar valor aos serviços oferecidos pela imobiliária é diversificar o seu portfólio. Ao fazer isso, as possibilidades de solucionar as dores dos seus clientes aumentam bastante. 

Sabe quem pode te ajudar? A Too Seguros!

Confira alguns produtos interessantes para inserir no seu portfólio e fazer a diferença para o seu público: 

1.Seguro fiança locatícia: facilita a locação de um imóvel residencial ou comercial, substituindo a necessidade de um fiador ou cheque caução. Também oferece outras vantagens, como chaveiro, mão de obra elétrica e hidráulica;  

2.Seguro Imobiliário: voltado para imóveis comerciais, oferece coberturas por danos causados por incêndios, queda de raios e explosões;      

3.Seguro Residencial: garante indenização em casos de explosão, incêndio, fumaça, queda de raio ou avião que danifiquem o imóvel. Essa proteção é ideal para os proprietários de imóveis e também serviços de reparos elétricos, hidráulicos, vidraceiro e chaveiro.
Quer oferecer esses seguros para os clientes da sua imobiliária? Acesse o site da Too Seguros e saiba mais sobre essas proteções!

Os treinamentos são fundamentais para capacitar os corretores de imóveis, aprimorando suas habilidades e conhecimentos, garantindo um serviço de qualidade e excelência aos clientes!
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Os treinamentos contínuos são essenciais para os corretores de imóveis se manterem atualizados, acompanhando as tendências do mercado e oferecendo um atendimento personalizado e eficiente aos clientes