Digite algo para buscar
por Deborah Angelini 04 out 2022 - 8 Min. de Leitura

As inovações tecnológicas invadiram todas as áreas de nossas vidas. Hoje, somos guiados pelos nossos celulares e nos comunicamos de forma instantânea com qualquer pessoa ao redor do mundo. As maravilhas da tecnologia no mercado imobiliário, sempre se renovando e impactando decisivamente nossa maneira de ver o mundo que vivemos.

Empresas de ramos completamente diferentes também utilizam das tecnologias em seus negócios. Ela abre novas oportunidades em um mercado cada dia mais competitivo. No ramo imobiliário isso não é diferente. 

A tecnologia no mercado imobiliário já é uma tendência que vem revolucionando suas práticas. Ela pode ajudar a adaptar demandas de diferentes clientes e atender as necessidades geradas pelo próprio mercado.

É isso que veremos no texto de hoje: como as tecnologias podem auxiliar e como investir nelas no mercado imobiliário. Continue a leitura!

 Por que utilizar tecnologia no mercado imobiliário?

Parece uma pergunta que até nos surpreende de ser feita, não é mesmo? Imagine alguém chegar e questionar você sobre o uso do seu celular como agenda. Ou, porque você utiliza seu computador para fazer reuniões online. 

Chega a ser até estranho não é mesmo? Assim, como nas outras áreas da vida, no mercado imobiliário, a tecnologia vem para facilitar e otimizar processos. 

Na verdade, a tecnologia no mercado imobiliário já é uma realidade em diferentes partes do Brasil. Os atores desse mercado perceberam que se apropriar de ferramentas tecnológicas pode levar a um aumento considerável no número de vendas.

A tecnologia no mercado imobiliário veio para romper com práticas tradicionais. Apesar de consolidadas, muitas não respondem às demandas que nossa sociedade pede atualmente. 

Imagine o contexto de pandemia que vivemos até recentemente. As antigas visitas aos imóveis, mediadas por um corretor, deixaram de ser seguras durante um bom tempo. Para o mercado, esse momento foi fundamental para pensar em novas soluções frente a um cenário difícil. Por isso, as tecnologias entraram e auxiliaram na sua adaptação ao novo normal.

Os impactos que a tecnologia vem trazendo para o mercado imobiliário são inúmeros. Os mais evidentes são situações como visitas guiadas a imóveis feitas totalmente online. Ou, o encontro entre corretor e cliente também ocorrendo de forma remota. 

Além disso, também temos mais agilidade no processo de locação e venda de casas.

É certo que a tecnologia no mercado imobiliário veio para ficar. Assim como seu celular e computador. Para te deixar ainda mais por dentro das novidades, destacamos algumas vantagens de contar com a tecnologia no seu negócio.

Vantagens de contar com a tecnologia!

São inúmeras as vantagens de contar com a tecnologia no mercado imobiliário. Além do atendimento online que destacamos ali em cima, existem outras práticas que auxiliam o corretor na hora de fechar um negócio. 

As tendências tecnológicas impactam desde a forma de anunciar, até a assinatura de venda de um imóvel. Ainda, elas possibilitam que estratégias sejam traçadas de acordo com os objetivos da empresa.

 Quais as principais tendências para o futuro?

O futuro das tecnologias no mercado imobiliário é recheado de novas possibilidades. Elas conseguem desbloquear todo o potencial que pode estar retido para a área.

Otimização de tempo, gestão de clientes e direcionamento específico são alguns dos benefícios de se aproveitar das tendências tecnológicas no ramo. 

Por isso, destacamos algumas das principais tendências que impactam o mercado imobiliário. Tratam-se de inovações tecnológicas que já estão em operação e alcançam grandes resultados. 

Inclusive, se você está interessado neste tema, já discutimos um pouco o assunto lá no nosso site. Confira aquelas dicas e essas que estão logo aqui embaixo: 

CRM

Uma das principais vantagens da tecnologia no mercado imobiliário é a aplicação do Customer Relationship Management, ou CRM. Ele é uma ferramenta essencial para gerar possíveis vendas e conseguir encontrar novos potenciais no mercado. 

E no que consiste essa prática? É simples. 

Quando o corretor entra em contato com o cliente, ele consegue armazenar seus dados em uma ferramenta específica. A partir disso, são geradas maneiras de se tratar os clientes e são analisados os melhores caminhos a seguir. Ela permite que a empresa consiga estabelecer um vínculo mais duradouro com seu público.

Uma gestão eficiente de relacionamento é central para se obter bons resultados e gerar crescimento para as organizações. 

Big Data

O uso das tecnologias tendem a gerar uma infinidade de dados. Esses dados podem ser analisados para que as empresas calibrem suas atividades. 

O conjunto de informações é conhecido como Big Data, que seria esse grande conjunto de informações variadas. Eles podem ser úteis para melhorar e personalizar o relacionamento com o cliente e nos objetivos traçados para o futuro da empresa. 

Realidade virtual

Pense em um prédio que está em construção. Ele ainda está somente com as estacas para o alto. É difícil visualizar seu futuro naquele local, quando ele ainda não está pronto.

Por isso, a realidade virtual no mercado imobiliário pode levar um potencial comprador até o seu apartamento dos sonhos. Um showroom que conta com essa tecnologia pode conquistar novos clientes e facilitar sua compra.

Tudo pode ser visualizado a partir da aplicação dessa tendência. O uso da tecnologia no mercado imobiliário permite que o corretor apresente o empreendimento à venda. Isso faz com que o potencial comprador se sinta como se estivesse dentro de um imóvel. Ao menos, virtualmente.

Visitas virtuais

Imagine passear por um imóvel novo sem sair de casa? É um sonho conseguir passear pelo seu futuro apartamento e compará-lo com o atual. As visitas virtuais conseguem dar essa dimensão e sensação de futuro para o cliente. Ele facilita o tour e agiliza os processos de locação ou venda do imóvel.

 Inteligência artificial

Outra tendência tecnológica é o uso da inteligência artificial. Ela pode ser utilizada para dinamizar o atendimento ao cliente, por meio do uso de um chatbot para responder às dúvidas da maneira mais rápida possível

Isso pode agilizar a jornada de compra dos potenciais clientes, visto que representa um atalho para tirar as suas dúvidas principais.  

Contratos digitais

Uma das principais tecnologias do mercado imobiliário são os contratos digitais. Eles permitem agilizar o processo que, em muitos casos, esbarra em inúmeros problemas e obstáculos. A principal vantagem é a assinatura digital de todos os contratos. Ela permite otimizar o processo de fechamento desses documentos. 

Essa tendência tecnológica diminui o tempo de espera para  que as chaves estejam na mão do locatário ou comprador. As tecnologias no mercado imobiliário tendem a deixá-lo mais simples e prático. A tranquilidade para alugar seu imóvel é a preocupação da Too Seguros. Você sabia que pode alugar sem a necessidade de um fiador? Confira nosso seguro fiança e caminhe ao lado dessa inovação.

Seguro Fiança Locatícia é tranquilidade para locatários e proprietários de imóvel, tornando o processo de locação mais simples e seguro para ambas as partes!
Saiba mais!
O Seguro Fiança da Too Seguros facilita a locação de um imóvel residencial ou comercial, pois substitui a necessidade de um fiador ou de fornecer um cheque caução como garantia da locação. Oferece ainda, diversos serviços emergenciais para cuidar do imóvel.