Digite algo para buscar
por Deborah Angelini 05 jan 2023 - 7 Min. de Leitura

O “pronto para morar” muitas vezes pede alguns cuidados essenciais, já que um aluguel de apartamento mobiliado oferece mais conforto, mas também mais responsabilidades.

Os móveis que estão lá serão da responsabilidade do inquilino durante o período do contrato, mas o proprietário também é responsável por garantir a qualidade da estrutura do imóvel.

Antes de mais nada, é necessário realizar uma vistoria para garantir que está tudo bem com o imóvel e os móveis e testar todas as gavetas e portas, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos, corrediças, puxadores, pintura interna e externa, entre outros.

O laudo dessa vistoria vai comprovar o estado de uso desses móveis e objetos de decoração antes do aluguel começar. Com ele, será possível analisar após o período de aluguel se tudo está realmente bem usado ou no melhor estado possível, sem danos.

A Lei do Inquilinato afirma que o imóvel alugado deve estar nas mesmas condições que antes do uso e, se não estiver, talvez o inquilino tenha que arcar com os consertos desses danos.

Qual a responsabilidade do inquilino no aluguel do apartamento mobiliado?

Ainda segundo a Lei do Inquilinato, o inquilino deve ficar responsável pelos consertos de danos causados no dia a dia, como por exemplo:

  • Itens que tenham sofrido desgaste pelo uso
  • Desentupimento de vasos sanitários, pias, caixa de gordura e esgoto, ralos e canos
  • Troca de vidros quebrados ou rachados
  • Conserto ou troca de tomadas de energia elétrica quando necessário

Esses consertos não incluem quebra de paredes ou grandes manutenções e reformas, a não ser que tenham sido acordados com o proprietário e esse valor seja descontado do aluguel.

Se o apartamento mobiliado foi entregue com todas as paredes pintadas, ele deve ser devolvido nas mesmas condições também.

O proprietário fica responsável pela manutenção de itens que possam interferir na qualidade de vida do inquilino, como:

  • Troca de tubulações internas de água, caixas d’agua, portões, esgoto etc.
  • Vazamentos graves e que sejam por desgaste natural
  • Estufamento de paredes e pisos
  • Problemas no telhado
  • Limpeza de calhas

A grande diferença é que o inquilino fica responsável pela manutenção e o proprietário por consertos estruturais.

Qual a vantagem de colocar para alugar já com o apartamento mobiliado?

Para quem é dono do apartamento e pensa em já mobiliar, saiba que essa é uma excelente ideia para rentabilizar mais com o aluguel e oferecer mais qualidade de vida para o inquilino.

Uma pesquisa do Creci calculou que um apartamento mobiliado pode ter um custo de 15% a mais que um sem mobília. No entanto, também existem alguns pontos de atenção para manter tudo em bom estado.

Apartamentos que possuem a mobília muito antiga podem necessitar de manutenções recorrentes. Para atrair mais atenção para os anúncios de locação junto a uma corretora, mostre todas as qualidades que seu imóvel tem ao já oferecer armários, cozinha ou banheiro com balcão, por exemplo.

Também é importante levar em consideração a limpeza e qualidade dos móveis que já estão lá. Ao oferecer o melhor, você ganha melhor também.

Uma garantia que cobre consertos em apartamento mobiliado

Para um aluguel de apartamento mobiliado é preciso ter um serviço que atenda tanto o proprietário, quanto o inquilino. O Seguro Fiança Locatícia da Too Seguros tem assistências que auxiliam na manutenção do imóvel e possui, também, assistência para conserto de danos aos móveis. Esse é um serviço que nem toda seguradora tem, viu?

Se, por alguma razão, houver danos aos móveis que estão fixos na parede – por exemplo -, o seguro fiança locatícia cobre os gastos com esses danos. Assim como:

Assistências residenciais 24h

  • Mão de obra elétrica
  • Mão de obra hidráulica
  • Chaveiro
  • Quebra de vidros

Assistências extras

  • Dedetização
  • Reparos em caso de vazamentos ou entupimento em tubulações de esgoto e caixa de gordura
  • Substituição de telhas
  • Serviços para computadores
  • Inspeção domiciliar que oferece: lubrificação de fechaduras e dobradiças, limpeza de calhas; mudança de móveis e serviços gerais

Você pode conversar com um corretor de seguros por WhatsApp para saber mais sobre esse serviço e decidir contratar para deixar seu aluguel mais vantajoso:

A principal cobertura desse seguro é a de falta de pagamentos caso o inquilino não honre com o aluguel ou encargos legais, como água, luz, gás ou IPTU. Mas ele também oferece benefícios para o inquilino porque ele também pode acionar as assistências residenciais 24h.

Veja nossa tabela comparativa de benefícios que valem para o proprietário e para o inquilino:

Para proprietários:Para inquilinos:
Pode ficar mais tranquilo porque a cobertura desse seguro é a falta de pagamentos de aluguel e quebra de contratoO valor é embutido direto no aluguel
Pode usar as assistências residenciais 24hPode ser pago à vista ou em até 30 vezes dependendo do plano
Pode acionar assistências extras como pintura externa e interna, multa de quebra de contrato e danos ao imóvel e aos móveis.Oferece independência, já que não precisa envolver ninguém para ser fiador e nem dispor de um valor alto para iniciar o aluguel com cheque caução
Pode usar as assistências residenciais 24h e as assistências extras

Conte com uma seguradora para cuidar do seu aluguel e faça com que ele se torne muito mais vantajoso para ambos os lados. O pagamento dele é inserido junto ao valor das parcelas do aluguel, tornando tudo mais fácil e prático. Além disso, também pode ser dividido em até 30 vezes dependendo do que for combinado em contrato.

Para quem vai morar de aluguel, o seguro fiança oferece assistências residenciais 24h que vão salvar te salvar ali no dia a dia, se alguma coisa acontecer enquanto estiver morando lá.
Quero saber mais!