Digite algo para buscar
por Deborah Angelini 20 set 2022 - 6 Min. de Leitura

Para quem precisa solicitar um empréstimo para voltar a se reequilibrar nas contas ou investir, é preciso fazer as contas para ter a segurança de que o seu bolso, a sua família e essa operação de crédito estejam protegidas. Para isso, existe um grande aliado: o seguro prestamista.

Como funciona o Seguro Prestamista?

Em primeiro lugar, o seguro prestamista tem o objetivo de dar um suporte financeiro para quem pediu um empréstimo e para a família, se ele partir.

É um serviço que irá acompanhar o empréstimo enquanto ele é pago, e ele vai quitar totalmente ou parcialmente a dívida ao banco em caso de imprevistos.

Ou seja, ele pode ser contratado junto com um empréstimo também, com o banco parceiro ou com um correspondente bancário. São essas instituições que oferecerão o melhor cenário para a tomada desse crédito, dentro do seu perfil e histórico bancário.

Contratar um serviço de qualidade, robusto, que oferece coberturas para os imprevistos que impeçam de pagar esse empréstimo é uma excelente forma de economizar e evitar outras dores de cabeça.

O seguro prestamista é obrigatório em um empréstimo?

O seguro prestamista não é obrigatório em um empréstimo, mas muito recomendado pelas instituições bancárias e correspondentes bancários. Assim, esse serviço deve ser uma escolha de quem vai pedir um empréstimo e todas as informações sobre esse seguro deverão ser explicadas na hora de assinar o contrato.

Quais são as coberturas do Seguro Prestamista?

Esse seguro possui as seguintes coberturas:

  • Desemprego involuntário em caso de regime CLT, desligado sem justa causa
  • Incapacidade física total ou temporária
  • Invalidez permanente por acidente
  • Falecimento do segurado

Portanto, se alguma dessas situações acontecer enquanto você estiver com o empréstimo vigente, a seguradora irá indenizar ao banco parte da dívida ou toda as parcelas, a depender do que foi combinado em contrato.

Por isso, essa pode ser uma excelente oportunidade de garantir que você e a sua família estejam protegidos financeiramente se algo acontecer que te impeça de continuar pagando as parcelas do empréstimo, já que a dívida não caduca com o banco, viu?

Mas a dívida caduca em 5 anos, não?

Ao contrário do que se pensava, o Código Civil diz que dívidas bancárias de fato possuem prazo de 5 anos para serem cobradas judicialmente a partir do momento que aquela dívida vence.

No entanto, a dívida continua existindo e o banco (ou a seguradora) podem entrar em contato para renegociar o valor. A diferença é que, passado os cinco anos, o nome deixa de ficar “sujo” nas instituições como o SPC e Serasa.

Só que você, como consumidor, ainda terá uma série de restrições financeiras como: dificuldade para solicitar crédito para financiamentos de um carro ou casa, limite de crédito em cartões e acesso reduzido a serviços bancários.

Quanto custa o Seguro Prestamista?

Para saber o valor desse seguro, existe um simulador do banco parceiro que pode indicar qual é o melhor cenário de crédito para o seu perfil. No entanto, existem alguns critérios que influenciam o valor do seguro e do empréstimo, por exemplo:

  • Prazo de pagamento
  • Idade de quem vai pedir o empréstimo
  • Análise de crédito
  • Outros compromissos financeiros
  • Renda

Como é feito o pagamento do Seguro Prestamista?

O seguro prestamista, como mencionei, está atrelado ao empréstimo. Por conta disso, o seguro incide um pequeno percentual no empréstimo para que tudo seja pago tudo junto, até o final do contrato. Você não será cobrado a parte por isso e sim ter apenas a parcela do empréstimo + o valor do seguro, dividido pelos meses combinados em contrato.

Precisa ter um beneficiário?

Isso mesmo, o beneficiário é a pessoa responsável por acionar o seguro caso você não consiga e é preciso indicar essa pessoa no contrato.

Como acionar o Seguro Prestamista?

Caso um dos eventos citados anteriormente aconteça, é preciso entrar em contato diretamente com a seguradora pelos telefones de atendimento e formalizar esse pedido. A seguradora vai solicitar alguns documentos, como:

  • Cópia do RG ou CNH do segurado
  • Cópia do CPF ou CNH do segurado
  • Cópia do comprovante de residência atualizado emitido nos últimos 03 meses do
    segurado
  • Cópia do boletim de ocorrência, se houver
  • Cópia de todos os exames e relatórios médicos que estejam relacionados com a
    lesão / sequela
  • Certidão de óbito, se houver
  • Dados bancários completos do beneficiário e cópia simples de um comprovante (ex.:
    cópia do cartão ou cabeçalho do extrato bancário)
  • Cópia do contrato social do credor atualizado
  • Cópia do comprovante de contratação do seguro
  • Cópia do comprovante do saldo devedor ou extrato atualizado da dívida ou
    compromisso na data do sinistro.

Com isso, todos esses documentos poderão ser enviados por e-mail ou por correios. Ou seja, o cálculo da indenização será feito com base no que já foi pago pelo dono do empréstimo e no que foi combinado em contrato.

Conte com o Banco Pan e a Too Seguros

Assim, se escolher solicitar um empréstimo, considere também solicitar o seuro prestamista. É com ele que você irá conseguir cuidar da sua vida financeira mesmo com imprevistos. Todo mundo sabe que não podemos prever o futuro, mas é possível ter a certeza de que – se algo acontecer – você e sua família estarão amparados financeiramente.

Com a Too Seguros, você não precisa ficar sozinho se algum imprevisto acontecer. Na hora de arcar com os compromissos financeiros conte com a gente para proteger o seu bolso e o da sua família.
Vem aqui!