A Pesquisa Indicador de Confiança do Setor Imobiliário Residencial, lançada neste mês e realizada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) em parceria com a Deloitte, revelou que o mercado manteve a estabilidade no primeiro trimestre de 2025.
Veja os principais pontos desse estudo
Segundo esse levantamento, 98% dos representantes do segmento MCMV (incorporadoras e construtoras) pretendem lançar novos empreendimentos nos próximos 12 meses, e 93% planejam adquirir um terreno no mesmo período.
Já no segmento MAP, 89% dos empresários demonstram intenção de lançar novos projetos, enquanto 63% têm planos de comprar terrenos, o que representa um aumento de 12 pontos percentuais em relação ao último trimestre de 2024.
O ano de 2024 bateu recorde
O ano passado registrou crescimento de 11,8% nas vendas gerais, o melhor desempenho desde 2014, movido especialmente pelo recorde de lançamentos do MCMV.
Apesar da alta da taxa Selic, a intenção de compra de imóveis segue resiliente. O movimento é sustentado pela escalada dos preços dos aluguéis e pela expectativa de valorização do mercado imobiliário, fatores que mantêm o interesse mesmo entre consumidores de menor renda.
Perspectivas positivas para o MCMV
Com a criação da faixa 4 no MCMV, que amplia o acesso ao programa com famílias com renda mensal entre R$8.600 e R$12.000, torna mais acessível o sonho da casa própria para cerca de 1,4 milhão de trabalhadores, e promove emprego, desenvolvimento e outras redes de negócio da construção civil.
Conheça as coberturas especializadas do Seguro Habitacional da Too Seguros e garanta a continuidade dos seus negócios!
Saiba mais!