Digite algo para buscar
por Deborah Angelini 09 abr 2024 - 3 Min. de Leitura

Uma pesquisa recente revelou que os consumidores brasileiros estão cada vez mais interessados em adquirir imóveis de forma digital, ao mesmo tempo que buscam ter espaços para que seus pets se sintam em casa também.

Realizada pelo Brain Behavior, o estudo abordou a relação entre a busca por imóveis e o perfil dos consumidores, destacando também a influência da inteligência artificial nesse processo.

De acordo com os dados levantados, 63% dos entrevistados acreditam que sua situação financeira está melhor em comparação com o ano anterior, refletindo em uma melhoria na qualidade de vida, com 72% dos participantes relatando uma percepção positiva nesse aspecto.

A pesquisa também revelou que 32% dos entrevistados estariam dispostos a comprar um imóvel de forma 100% digital, porém apenas 8% deles aceitariam realizar a compra sem visitar pessoalmente o imóvel. Interessante notar que a maioria dos entrevistados com essa disposição são da geração Y (nascidos entre 1982 e 1994), representando 64% desse grupo.

Pets são parte da família

Além disso, a pesquisa mostrou que os consumidores já estão adotando a inteligência artificial para otimizar a busca por imóveis, demonstrando conforto com a captação de dados para análises. Cerca de 72% de todos os entrevistados acreditam que a inteligência artificial pode facilitar os processos burocráticos de compra e venda de um imóvel.

No que diz respeito aos pets, em 2023, o Brain Behavior coletou dados inéditos sobre o mercado Pet, entrevistando 1.670 brasileiros. A pesquisa revelou que, em média, 36% das pessoas têm ao menos um pet em casa. No entanto, segundo 45% dos entrevistados, o mercado imobiliário ainda desconhece as necessidades dos donos de pets.

Vendas x Lançamentos

No último trimestre de 2023, foram vendidos 82.231 imóveis, sendo que 39% dessas unidades eram do programa Minha Casa, Minha Vida e 61% destinadas aos demais padrões.

A pesquisa também apontou que 70% dos entrevistados mantêm a decisão de compra de um imóvel em até dois anos, sendo a geração Z (nascidos entre 1995 a 2010) a mais inclinada a comprar apartamentos, seguida por casas e sobrados em rua.

Esses dados indicam uma tendência interessante no mercado imobiliário brasileiro, com consumidores cada vez mais interessados em adquirir imóveis de forma digital e com uma crescente valorização das necessidades dos donos de pets.

Conheça as coberturas especializadas do Seguro Habitacional da Too Seguros e garanta a continuidade dos seus negócios.
Saiba mais!