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por Deborah Angelini 27 abr 2023 - 7 Min. de Leitura

Muitos empreendedores se perguntam como ser um correspondente bancário de sucesso. Afinal, não basta apenas atuar como intermediário entre uma instituição bancária e o cliente: é preciso conquistar a confiança dos consumidores para garantir uma demanda recorrente. 

Entender as necessidades do seu público, estudar o mercado e apostar na venda de soluções diferenciadas são algumas ações para se destacar na área. Também é preciso treinar a equipe e investir nas redes sociais. 

Quer descobrir como colocar tudo isso em prática? Continue lendo e confira várias dicas para atuar e conquistar o sucesso sendo correspondente bancário. Boa leitura! 

Como ser um correspondente bancário de sucesso: 9 dicas importantes para o seu negócio decolar

Como falamos, para ser um correspondente bancário de sucesso é preciso ir além de vender produtos e encantar os clientes. Afinal, hoje em dia, os consumidores estão cada vez mais exigentes e o preço, de longe, é um diferencial. 

Acompanhe as 8 dicas práticas que selecionamos para que a sua empresa possa decolar no ramo:  

1. Entenda as necessidades do público-alvo

O primeiro passo para o sucesso de qualquer empresa é conhecer o perfil do público-alvo. Isso significa descobrir as suas necessidades, desejos e problemas. Também é preciso entender a motivação das pessoas pelos seus serviços financeiros. Assim, será mais fácil oferecer a solução mais assertiva e fidelizar os clientes. 

Para isso, você pode contar com ajuda de um questionário simples, online ou físico, para conhecer melhor sua clientela. É importante também que essas informações sejam registradas e consultadas sempre que necessário. 

2. Estruture os processos internos da sua empresa

Manter os processos da sua empresa estruturados e definidos ajuda a manter um padrão de qualidade. Dessa forma, comece elaborando um organograma com as tarefas e os respectivos responsáveis

Além da definição, também é importante acompanhar o desempenho das atividades de maneira constante. Dessa forma, é possível descobrir e resolver gargalos mais rapidamente.  

3. Conheça o mercado e a sua concorrência

É fundamental realizar um estudo de mercado para conhecer melhor essa área de atuação.

Ao fazer isso, você entenderá quais são as melhores estratégias para atrair os clientes e como a concorrência atua. Por meio dessa análise (também chamada de benchmarking), é possível definir quais são as práticas mais assertivas exercidas e adaptá-las à realidade do seu negócio.

Outra vantagem é identificar “janelas” na área de atuação, ou seja, atividades pouco ou não exploradas. Sendo assim, a sua empresa pode sair na frente dos concorrentes por oferecer um tipo exclusivo de serviço de correspondente bancário. O resultado é o aumento do faturamento. 

4. Tenha um atendimento excepcional

Normalmente, o primeiro contato do cliente com a empresa é por meio do setor de atendimento. Por isso, é essencial investir na capacitação para essa área, a fim de elevar a eficiência da comunicação com o público.

No entanto, por mais que o atendimento seja excelente, é preciso ouvir, entender e propor as melhores soluções para o cliente. Talvez, ele tenha em mente uma forma de financiamento, mas não sabe qual é a melhor opção de crédito, por exemplo. 

Ao conhecer o perfil dele, você consegue ajudá-lo na decisão, o que aumenta a satisfação deste consumidor e a credibilidade da sua empresa.

Confira: Satisfação do consumidor: como melhorar o atendimento ao cliente? 

5. Ofereça produtos variados

Existem vários tipos de produtos bancários, mas é interessante buscar pelas seguradoras que oferecem as soluções mais completas e um bom suporte para os correspondentes e clientes.

Depois de conhecer as necessidades do seu público, pesquise a reputação dessas empresas e entenda como funcionam os seus produtos, de ponta a ponta. Para escolher as melhores opções, tente conectar uma dor que você se propõe a resolver com a solução oferecida pela seguradora.

6. Aposte em treinamentos para sua equipe

Os colaboradores de uma empresa que oferece os serviços de correspondência bancária precisam de treinamentos para entender as características de cada produto. Contudo, também é importante oferecer capacitações sobre atendimento ao cliente e persuasão.  

Vale lembrar também a importância de reciclar esses conhecimentos de tempos em tempos, para manter a equipe atualizada. 

7. Invista nas redes sociais

Hoje, as redes sociais representam um ambiente repleto de boas oportunidades de negócios e para a atração de clientes. Devido a isso, muitos correspondentes bancários oferecem serviços nessas mídias – e você deve fazer o mesmo. 

Caso não possua conhecimentos na área do marketing digital, busque profissionais desse ramo para manter a sua empresa ativa na internet. Lembre-se também que, nas redes sociais, além de vender, você também pode divulgar os seus feedbacks positivos, o que atrai ainda mais o público. 

8. Tenha um suporte diferenciado

Ao se tornar um correspondente bancário, é importante manter contato com a instituição que representa. Dessa forma, será mais fácil tirar dúvidas, entender os serviços oferecidos e as regras dos contratos. 

Afinal, se um cliente adquiriu um produto na sua empresa, é natural procurar primeiro pelo vendedor diante de algum problema. Sendo assim, sua equipe precisa estar preparada para dar esse suporte. 

Leia também: Como melhorar o relacionamento com clientes para corretoras?

Aumente e diversifique o seu portfólio com o Seguro Prestamista da Too Seguros

Como você viu, uma das dicas para se tornar um correspondente bancário de sucesso é oferecer produtos diferenciados ao seu público. Ao fazer isso, você aumenta as chances de vender e fidelizar os clientes. 

A Too Seguros possui várias soluções para rechear o seu portfólio. Dentre elas, o Seguro Prestamista, que protege os segurados (empresa ou pessoa física) contra a inadimplência ao realizar um financiamento ou empréstimo.

Essa proteção assegura o pagamento das prestações (total ou parcialmente) da dívida, caso ocorra os seguintes imprevistos:

  • Incapacidade física total ou temporária;
  • Invalidez permanente por acidente;
  • Desemprego involuntário;
  • Falecimento.

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