A aquisição de um imóvel é um processo importante que envolve decisões cruciais, especialmente em relação à forma de pagamento. A pesquisa inédita da Brain Inteligência Estratégica, intitulada “Perfil de compradores por tipo de aquisição de imóvel: financiamento, consórcio ou leilão”, realizada em abril de 2024, trouxe à tona o comportamento dos compradores no Brasil, destacando suas motivações e as modalidades de pagamento mais utilizadas.
Tipo de imóveis adquiridos e motivações
Segundo a pesquisa, 6% dos entrevistados adquiriram imóveis nos últimos 12 meses, sendo 81% desses imóveis residenciais. A divisão entre imóveis horizontais (casas) e verticais (apartamentos) foi equilibrada, com 50% para cada tipo.
Em termos de motivação, 69% dos compradores adquiriram o imóvel para moradia própria ou de familiares. Porém, ao analisar as classes sociais, observa-se que, entre os compradores das classes A e B, uma porcentagem considerável comprou imóveis para outros fins: 50% na Classe A e 35% na Classe B adquiriram imóveis que não são destinados à própria moradia, como aluguéis ou revendas. Além disso, os compradores com idades entre 21 e 34 anos foram os que mais compraram imóveis com essa finalidade (31%) e a única faixa etária que relatou ter imóveis adquiridos por herança (6%).
Essa característica foi observada principalmente entre a Classe B, indo em direção ao que os compradores com idades entre 45 e 54 anos continuam a trabalhar: 4% indicaram que a compra era dedicada para os filhos.
A classe C majoritariamente apontou que a motivação para a aquisição do imóvel era para moradia própria.
Formas de pagamento e perfil dos compradores
Em relação às formas de pagamento, 58% dos compradores optaram por pagar o imóvel à vista, enquanto 36% utilizaram o financiamento bancário. Uma análise por faixa etária revela que os jovens de 21 a 34 anos foram os únicos a utilizar tanto o consórcio (3%) quanto o leilão (3%) como formas de pagamento.
O perfil de pessoas solteiras se destacou como o que mais optou pelo pagamento por meio de consórcio, reforçando a busca por uma alternativa de compra sem juros e mais acessível ao longo do tempo.
Já entre os compradores com idades entre 65 e 71 anos, 100% adquiriram o imóvel à vista ou por meio de parcelamento direto com o proprietário ou construtora, sem recorrer a financiamento bancário ou outras modalidades.
Descubra como o Seguro Habitacional da Too Seguros pode ser um diferencial estratégico para sua empresa!
Saiba mais!