O seguro prestamista tem o objetivo de garantir o pagamento das parcelas de uma operação financeira, como empréstimos, financiamentos, consórcios, etc. Mas como funciona o seguro prestamista após a quitação antecipada?
Se você ainda não sabe o que é o seguro prestamista, confira este post em que explicamos sobre a modalidade mais detalhadamente.
Neste conteúdo, falaremos sobre o que acontece com o seguro quando você paga as parcelas da sua dívida antes do previsto. O dinheiro do seguro é devolvido? O que acontece com os benefícios do seguro?
É possível quitar a dívida antecipadamente com o seguro prestamista?
Sim, é possível, pois o seguro prestamista não possui nenhuma condição que impeça o segurado de antecipar o pagamento de sua dívida.
Em outros casos, o beneficiário pode até mesmo cancelar o seguro, ainda que ele não tenha quitado todas as parcelas. Basta que ele entre em contato com a seguradora para solicitar o cancelamento da apólice.
O que acontece com o seguro prestamista após quitação antecipada?
Como o seguro prestamista está sempre atrelado a uma operação financeira a fim de garantir o pagamento total ou parcial das prestações, a partir do momento que o cliente antecipa a quitação o contrato do seguro deixa de ter um objeto.
Portanto, o contrato deixa de ter validade assim que o cliente deixa de ter uma dívida com a instituição com a qual firmou um contrato.
Nesses casos, ele deve ligar para a central de atendimento da seguradora, para o corretor de seguros ou entrar em contato por meio de canais de atendimento on-line como o Whatsapp para pedir a devolução do valor pró-rata. Isto é, o valor proporcional dos meses em que ele pagou pelo seguro.
Ao mesmo tempo, todos os outros benefícios vinculados ao seguro prestamista também deixam de ter validade.
Como funciona a quitação antecipada com o seguro prestamista?
Basta que o segurado pague todas as parcelas cobertas pelo seguro prestamista. Dessa forma o seguro deixa de existir, pois já não existe mais nada a ser coberto.
Neste caso, o seguro deixa de ter validade automaticamente. Contudo, a seguradora deve ser formalmente comunicada para que ela efetue a devolução do prêmio pago durante o referido período.
5 exemplos em que o seguro prestamista pode ser utilizado
É importante ressaltar que o seguro prestamista não é obrigatório. Apesar de ele estar sempre atrelado a outro contrato, o cliente tem a liberdade de optar por ele ou não.
Confira agora 5 exemplos em que o seguro prestamista pode ser utilizado:
- Consórcios;
- Cartão de crédito;
- Financiamento;
- Parcelamento na aquisição de bens parcelados;
- Empréstimos pessoais ou consignados.
O seguro prestamista da Too Seguros garante não só o pagamento das parcelas do contrato, como uma série de benefícios para o cliente.
Quer saber quais as coberturas do nosso seguro prestamista? Então clique aqui e confira!
O Seguro Prestamista traz a segurança para que você e sua família possam arcar com compromissos financeiros, em caso de imprevistos!
Saiba mais!