Digite algo para buscar
por Deborah Angelini 22 out 2021 - 8 Min. de Leitura

Quem nunca passou por um imprevisto levante a mão! Controlar o dinheiro pode ser um desafio e aí, quando vem aquela bola de neve com contas e prestações a pagar, o que fazer? Conversamos com Cristiano Correia, professor de economia da IBMEC, para te dar dicas e explicar como fazer um empréstimo consignado sem pesar no seu bolso. 

Antes de tudo, organização! Às vezes o empréstimo consignado pode parecer uma solução para resolver outras dívidas, mas na verdade é um crédito que deveria ser usado para investimento. “O empréstimo é como um aluguel do dinheiro e o ideal é pagar prestações que caibam no seu bolso, considerando os juros”, diz o professor Cristiano. 

Isso quer dizer que se você considera pedir um empréstimo junto ao banco, é bom ficar de olho em três coisas:

  • 1) Se o empréstimo condiz com o que você precisa
  • 2) Se conseguirá pagar as prestações 
  • 3) Se a taxa de juros é atrativa

O ideal é que o empréstimo seja usado para algum investimento que renderá frutos depois, como por exemplo montar um negócio. “O crédito daquele empréstimo vai resolver o seu problema? E no que mês que vem? Precisa colocar tudo na ponta do lápis, especialmente as pessoas que têm renda variável”, diz o professor.  

Tem mais leitura por aqui: Seguro cartão de crédito consignado é um aliado para a gestão financeira

Empréstimo para aposentado do INSS

O empréstimo consignado do INSS é direcionado aos aposentados, pensionistas e funcionários públicos, descontando-se as parcelas diretamente do benefício.

Pedir empréstimo nessa linha é muito mais fácil porque há a garantia de que esse público receberá os pagamentos todo mês.

Se você acompanhou as últimas notícias sobre o empréstimo consignado do INSS já sabe que houve uma medida provisória em outubro desse ano (MP 1006/20), que amplia a margem de empréstimo consignado a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para 40% do valor do benefício, sendo 5% destinados para saques e pagamentos de cartão de crédito.

Esse novo limite vale para empréstimos solicitados até o dia 31 de dezembro deste ano.

Isso significa que a taxa de juros, que antes já era muito atraente, ficou ainda melhor.

“O crédito consignado é uma das linhas de crédito mais baratas do mercado, o que pode ajudar muita gente a superar as dificuldades com boas condições de pagamento, bem diferente do empréstimo pessoal”

 aponta o professor Cristiano.

Cada banco oferece uma taxa de juros com algumas diferenças e é importante prestar atenção porque elas podem pesar nas parcelas depois.

O professor indica que, antes de realizar qualquer empréstimo, você pode conferir a oferta de taxas de cada banco no site do Banco Central. Veja a tabela completa aqui!

Ainda segundo o Banco Central, no mês de setembro de 2020, os bancos emprestaram R$ 367 bilhões, uma alta de 2,9% em relação a agosto. As concessões de crédito também aumentaram tanto para empresas, de 2,3%, quanto para famílias, de 5,7%. 

Como funciona o empréstimo para aposentado do INSS?

O empréstimo para aposentado do INSS funciona mediante uma autorização do beneficiário do INSS para que o desconto seja feito direto em seu pagamento. O valor do crédito liberado apresenta variação conforme a idade e a faixa de renda, beleza?

Para citar alguns exemplos, beneficiários que tenham até 79 anos e 11 meses podem realizar empréstimos de até 80 mil, dependendo do banco. Contudo, a partir dessa idade, o valor altera e fica em torno de até 30 mil, em demais instituições.

É importante dizer ainda que existe o seguro prestamista. Mesmo com o fato da aposentadoria já ser uma garantia de recebimento, ele é uma segurança a mais. Isso porque imprevistos podem acontecer com o beneficiário e sua família ficar responsável pela quitação da dívida.

Simplicidade para acompanhar

Vale dizer também que o acompanhamento da situação do empréstimo para aposentado do INSS pode ser feito de maneira bem simples pelo aplicativo Meu INSS.

Por lá, basta logar e procurar a opção “Extrato de Empréstimo”, que fica na página inicial, para ter acesso às informações.

Rapidez para ter direito a pedir

Outro ponto que vale ressaltar é que antigamente eram necessários três meses para que o beneficiário pudesse pedir o empréstimo consignado.

Agora, o prazo ficou ainda mais curto, sendo necessários apenas 30 dias como aposentado para solicitar a cobertura.

Por que fazer empréstimo para aposentado do INSS?

O empréstimo para aposentado do INSS é uma alternativa interessante para quem é precisa de crédito. As condições são diferenciadas, mas além disso o acesso pode ser mais rápido e facilitado, porque a análise de crédito é mais simples.

Facilidade para aprovação

A instituição tem garantia de receber, pois há a retenção do valor da aposentadoria e isso elimina muitas burocracias. Na prática, o tempo de liberação geralmente não excede 3 a 5 dias, então em caso de extrema necessidade, é uma via bem ágil de solução.

Entre os benefícios de contar com essa opção, a taxa de juros mais atrativa se destaca: as parcelas desse empréstimo, assim, são fixas e se o beneficiário quiser pode antecipar os pagamentos.

Imagine um momento de imprevisto, que gere uma despesa inesperada. Caso não se tenha de onde tirar esses recursos, o empréstimo para aposentado do INSS é uma excelente alternativa para facilitar a vida.

Maior controle

Outro ponto positivo é o menor risco de esquecimento das parcelas. Por conta dos juros, normalmente, caso se esqueça de pagar por um empréstimo, a dívida vai aumentando e pode virar uma bola de neve para quem a contraiu.

Com o empréstimo consignado o controle é maior para quem contratou. Pelo fato do valor ser descontado diretamente, não só a instituição que ofertou o crédito tem vantagem, mas o próprio beneficiário, que se planeja melhor e mantém as parcelas em dia.

O que é necessário para fazer um empréstimo consignado?

Geralmente, os bancos costumam pedir documentos como RG, CPF, comprovantes de residência e de renda. No banco Pan, por exemplo, para fazer um empréstimo consignado, você precisa:

  • Ter o número do seu benefício e a sua margem consignável
  • Simular o valor no site para entender o que está disponível
  • Fazer uma proposta on-line e seguir o passo a passo do site

Se você já está inadimplente, o crédito consignado segue como a melhor opção. As chances de aprovarem um empréstimo consignado são maiores porque existe a garantia de que há uma renda mensal.

Mas fique de olho, viu? Um empréstimo não significa que todas as suas dívidas vão acabar. É uma questão de controle! Faça um orçamento e coloque prioridades no que se deve pagar em primeiro lugar.

Aqui na Too Seguros, o Seguro Prestamista é o serviço que garante que se acontecer algum imprevisto, seja com você ou com a sua renda, a gente garante o pagamento parcial ou total desse empréstimo.

Seguro Prestamista: a garantia que você precisa para cuidar do seu empréstimo e com muitos benefícios!
Saiba mais!