Quem está interessado em alugar um imóvel pode se deparar com a seguinte pergunta: quem paga os consertos do imóvel alugado? O inquilino ou o proprietário?
Muitas vezes a falta de entendimento dessa questão pode dificultar até o relacionamento entre as duas partes. Por isso, é fundamental deixar o mais claro possível essas dúvidas desde o começo.
Mas essa é uma dúvida importante de se esclarecer também para os locadores. Até aos próprios donos de negócios imobiliários, que fazem a intermediação desses contratos, precisam estar bem informados.
Para diminuir qualquer conflito ou mal-entendido depois, é imprescindível que exista esse conhecimento. Portanto, veja a seguir os principais pontos a considerar.
O que diz a lei sobre quem paga os consertos no imóvel locado?
A legislação que trata deste assunto baseia-se na Lei 8.245, de 18 de outubro de 1991, ou Lei do Inquilinato.
Dessa forma, esse documento oferece instruções para as partes e no caso de qualquer disputa judicial, prevalece o que está escrito na lei. Ajuda a entender também quem paga os consertos do imóvel locado.
Em resumo, entre outras previsões, essa norma diz que o locador tem o dever de entregar o imóvel em condições de ser usado. Essas condições incluem segurança e funcionalidade. Durante a ocupação do inquilino, caso qualquer fator externo que não decorra do mau uso for afetado e comprometer essa função, é o locador quem precisa resolver.
Já o inquilino fica responsável pela manutenção do imóvel como o recebeu. Os problemas decorrentes de mau uso, que não forem desgastes naturais, são de seu encargo. Porém, como há diversas possibilidades de acontecimentos, vale ressaltar que há a necessidade da análise de caso a caso para a aplicação do contrato.
Quais são as responsabilidades do proprietário?
Entre as responsabilidades do proprietário (locador), como citamos, está a de garantir o bom uso do imóvel. Se houver qualquer problema que seja anterior à ocupação do inquilino, ele também é de responsabilidade de quem alugou. Quem paga os consertos do imóvel locado, nessas situações em que é detectado um problema prévio, é o locador.
Além disso, o proprietário deve arcar com obras que estejam ligadas à habitabilidade do local. Elas podem incluir, por exemplo: reparos em esgoto, caixa d´água, caixas de luz, muro e até portão externo.
As partes de uso comum estão sob responsabilidade do proprietário, assim como as despesas com paisagismo e decoração.
Mas, devemos lembrar que o proprietário geralmente não tem o conhecimento dos problemas cotidianos do imóvel. Por isso, o inquilino deve comunicá-lo o mais rápido possível ou avisar a imobiliária, para que ele faça os reparos. Se esse aviso demorar a ser feito, o ônus do problema pode recair em quem aluga.
E quais são as responsabilidades do inquilino?
Nas principais responsabilidades do inquilino está a de manter a conservação do imóvel. Isso porque quem paga os consertos do imóvel locado no caso de quebra de torneiras ou itens internos é o próprio locatário.
Quem aluga tem a obrigação de devolver o imóvel nas condições que encontrou. Isso está previsto em contrato e geralmente realiza-se uma avaliação na hora da entrega, ao término do contrato, Dessa forma, o inquilino deve-se atentar a detalhes como:
- Pintura;
- Problemas com tomadas;
- Azulejos que possam trincar ou quebrar (assim como pisos);
- Vasos entupidos;
- Vidros rachados;
- Manutenção de janelas e louças também;
Também é muito importante ressaltar não só o que o inquilino deve fazer, mas o que ele não deve. O inquilino não pode mudar a forma interna ou externa do imóvel (como quebrar uma parede). Só pode caso o proprietário consinta.
Igualmente é obrigação do locatário pagar as contas despesas como luz, água e esgoto, embora pagamento de condomínio seja de responsabilidade do locador, cujo preço já pode estar embutido no aluguel.
Tire suas dúvidas abaixo!
Coloque sua dúvida, de preferência com apenas uma palavra. Por exemplo: vazamento. Vamos tentar resolver!
Lembrando que o box acima é apenas uma sugestão interativa, baseado em dados e prática do mercado. Converse sempre com o seu corretor de seguros!
O que pode ajudar?
Para o inquilino, nesse ponto um seguro fiança pode ser uma solução eficaz. Nesse sentido, a forma como funciona o seguro fiança pode ser bem interessante para ajudar o inquilino em situações de dano. A quebra de torneiras e outras avarias ao imóvel geralmente são cobertas por ele.
Esse tipo de seguro também pode ajudar profissionais que possuem imobiliária, pois permite maior segurança no aluguel, tanto para a empresa quanto para o proprietário, o que pode auxiliar a fechar negócios mais garantidos financeiramente.
O seguro fiança da Too Seguros também oferece serviços de reparos em casos de danos, nos quais normalmente quem pagaria seria o inquilino, como inclusive pode disponibilizar coberturas acessórias, como pintura externa e interna.
É muito importante salientar que quando uma peça quebra e o inquilino a substitui, ela precisa ser correspondente ao modelo anterior. A menos que não exista disponível no mercado ou que ele entre em consenso com o proprietário, a marca e o tipo devem ser preservados. Não se deve colocar itens de menor qualidade no imóvel.
O que acontece e quem paga os consertos do imóvel local em caso de desastres naturais?
Desastres naturais, embora sejam ocorrências que independem do proprietário e do inquilino, como vendavais, são em geral de responsabilidade do proprietário.
Entre esse tipo de situação estão também possíveis chuvas de granizo, que venham a danificar telhados e outras partes. “Vamos supor que aconteceu uma tempestade e destelhou toda a casa. Quem paga isso não é o inquilino. Porque isso é estrutural, quem arca é o proprietário, porque o inquilino não teve intenção de aquilo acontecer”, exemplifica a Executiva do Canal Fiança Locatícia da Too Seguros, Patricia Fernandes”.
Quando existe um seguro, contudo, essa situação normalmente pode ser amenizada.. Assim, realiza-se o reparo de forma mais tranquila e rápida.
Mas sempre que acontece algum tipo de problema assim, uma série de questionamentos podem ser feitos para entender o ocorrido. Se uma chuva forte inundou a casa, há a necessidade de verificação se:
- A causa foi realmente seu impacto inesperadamente
- Havia avarias no telhado que não foram ditas pelo locatário antes do contrato que possam ter comprometido a resistência.
Conseguiu entender melhor quem paga os consertos do imóvel locado? Busque sempre a opinião de um corretor de seguros para saber mais sobre o produto e contratar!
O Seguro Fiança da Too Seguros facilita a locação de um imóvel residencial ou comercial, pois substitui a necessidade de um fiador ou de fornecer um cheque caução como garantia da locação. Oferece ainda, diversos serviços emergenciais para cuidar do imóvel.
Quero saber mais sobre o seguro