Digite algo para buscar
por Deborah Angelini 13 set 2022 - 6 Min. de Leitura

Está preparado para realizar o sonho da casa própria? Veja dicas espertas para você ter o tão querido lar doce lar sem surpresas! Ao realizar um financiamento imobiliário é importante ficar atento a vários detalhes do seu contrato e que podem influenciar no valor que você paga por ele. Existem jeitos espertíssimos para você economizar e ainda quitar muito mais rápido.

Economizar em um financiamento para imóvel novo

Quando você finalmente encontrou o imóvel que você sempre quis, é necessário seguir alguns passos para que tudo seja aprovado com rapidez e com tudo absolutamente certinho para que você não precise pagar a mais para ninguém.

Para quem vai financiar um primeiro imóvel e novo, seja na planta ou entregue, geralmente o financiamento é feito direto com a construtora ou incorporadora. Elas possuem uma agência financiadora para orientar os compradores a como ter seu financiamento aprovado com o banco da sua preferência, ou com eles mesmo.

É aí que vem o primeiro pulo do gato: quando você opta por financiar com um banco da sua preferência, essa agência fará o processo chamado de repasse. Ou seja, essa agência irá repassar o financiamento que você tem com eles para o banco que você escolher.

Isso porque algumas agências financiadoras já oferecem condições padrões e sem opções de negociação, o que faz você pagar muito mais. Para economizar em um financiamento, escolha o banco que ofereça as condições mais vantajosas para o seu bolso.

São eles que vão oferecer opções de financiamento mais baratas, com indexadores mais baratos que farão o custo efetivo total desse financiamento ser menor. O custo efetivo total é a soma de todos os encargos e despesas dessa operação de crédito, todas as taxinhas somadas ao seguro habitacional.

O que é Seguro Habitacional?

Pode ser que você ainda não saiba, mas ao realizar um financiamento imobiliário é obrigatório por lei contratar um Seguro Habitacional pois é uma garantia de que o imóvel ficará com você e a sua família caso algum imprevisto aconteça.

Ele pode quitar o que sobrou do financiamento ao banco em situações de Morte ou Invalidez Permanente (MIP). Daí, você e a sua família não perderão o imóvel.

Apesar de ser obrigatório, é você quem escolhe qual seguradora oferece as melhores condições de pagamento e benefícios para fechar um contrato. Veja todos os detalhes e saiba como funciona o Seguro Habitacional!

Na Too Seguros, o seguro também possui outra cobertura: a de Danos Físicos ao Imóvel (também conhecida como DFI), é ela que vai garantir a indenização e reparos por danos ao imóvel decorrentes de eventos de causa natural.

Mas esse seguro vai deixar o financiamento imobiliário mais caro?

O seguro Habitacional incide um percentual no financiamento imobiliário com o banco, mas ele é uma garantia a mais para a sua casa nova.

Quer saber um segredo que ninguém te conta? Experimente fazer simulações online em sites de bancos e outras instituições, como o simulador Caixa, simulador BRB e Simulador Habitacional ou peça ao seu corretor de imóveis para incluir a Too Seguros. É nessa simulação que você consegue saber o valor total do financiamento, qual indexador escolhido, o valor das prestações e entender quanto deve dispor para financiar o imóvel e quanto deverá ser a entrada.

Quanto menor for o valor do percentual do seguro, mais dinheiro você consegue pegar como empréstimo e assim dar uma entrada maior no financiamento. Com isso, o valor das prestações também fica mais barato e impacta menos na sua renda. E é assim que você financia um imóvel pagando menos por ele!

Quais são os melhores indexadores hoje?

Para economizar ainda mais em um financiamento imobiliário, você pode escolher qual indexador será o melhor para pagar. Os indexadores financeiros são índices econômicos que são usados como referências para corrigir os contratos ao longo do tempo. Sabemos que o valor das coisas, de um modo geral, mudam e isso pode impactar o seu financiamento.

Essa taxa indexadora vai corrigir o valor do seu contrato ao longo do tempo e algumas deles podem ter uma grande variação e deixar as suas parcelas mais caras!

Para quem financiou um imóvel ano passado, quando a taxa Selic estava a 2%, viu o valor das parcelas aumentarem expressivamente. Hoje ela está a 13,75%. Portanto, indexadores que utilizaram a poupança, por exemplo, subiram também, assim como quem utilizou o IPCA e o IGP-M.

Para não correr esse risco, o segredo é utilizar indexadores que sou pouco variáveis como a Taxa Referencial e a Taxa Fixa.

Eu fiz uma simulação de quanto pode ficar um financiamento com essa taxa nesse link aqui: quanto fica um financiamento imobiliário com a taxa poupança?

Escolha o Seguro Habitacional que cabe no seu bolso e ainda oferece serviços excelentes que cuidam da sua casa e oferece uma garantia maior ao financiamento imobiliário
Quero realizar meu sonho