Digite algo para buscar
por Deborah Angelini 13 fev 2023 - 12 Min. de Leitura

Enquanto a transformação digital dita os novos comportamentos dos consumidores e torna o mercado cada vez mais competitivo, todo profissional precisa se atualizar para não ficar para trás. O mesmo vale para o futuro da profissão de corretor de seguros.

Afinal, trata-se de uma área ainda muito promissora e que é impactada por mudanças crescentes. Diante de novos serviços digitais e de clientes mais empoderados do que nunca, muitos passaram a acreditar que os corretores logo irão se tornar obsoletos.

Contudo, a verdade é que a qualidade no atendimento e a construção de relacionamentos nunca tiveram tanta importância. Assim, mesmo que o domínio tecnológico seja uma exigência, a humanização no mercado de seguros agora é um fator central.

Dito isso, quais são as principais tendências para o futuro da profissão de corretor de seguros? Como alavancar a carreira de corretor diante delas? Confira os detalhes mais importantes sobre o tema a seguir. 

Saiba mais: O que é metaverso e por que corretores devem ficar de olho?

O futuro da profissão de corretor de seguros: entenda o que é essencial para alavancar a sua carreira 

Como citamos, a corretagem de seguros é uma profissão consolidada e que oferece excelentes oportunidades. Não por acaso, o volume de profissionais que opta por essa carreira é crescente em todo Brasil.

Segundo o Sincor, no total, o mercado de corretagem soma 122.106 corretores de seguros, pessoas físicas e jurídicas. Mensalmente, a Susep registra cerca de mil novos profissionais.

Na medida em que a tecnologia nas empresas se torna indispensável em termos de competitividade, os corretores veem cada vez mais a necessidade de se adaptar. Saem na frente aqueles que estão atentos ao mercado e já se adequam às suas novas exigências.

Além disso, a recente pandemia reaqueceu o setor. Diante do aumento nas preocupações sobre os riscos de vida, muitas pessoas encontraram nos seguros uma alternativa para proteger sua saúde e seu patrimônio.

Tanto que, entre 2020 e 2021, os registros para corretagem cresceram quase 12%. Isso é excelente, porque demonstra o aquecimento deste segmento. Contudo, os níveis de competitividade são crescentes.

As remunerações seguem muito atrativas

Os dados citados acima mostram que o futuro da profissão de corretor de seguros continua promissor. Isso se deve especialmente ao aumento na procura por planos de proteção aos bens e à vida.

Entretanto, outro fator importante segue sendo a remuneração. Segundo a mesma fonte citada, os ganhos vão de um mínimo de R$3 mil a surpreendentes R$100 mil por mês. Trata-se de um ótimo chamariz para quem está começando ou considerando trocar de carreira.

Claro que os valores estão condicionados à oferta de clientes, ao percentual repassado ao corretor de seguros nos contratos e à própria renda do público-alvo para a aquisição dos serviços das seguradoras. 

Somado a isso, lembre-se que o mercado está cada vez mais competitivo e influenciado pela transformação digital. Assim, a remuneração e o crescimento dos profissionais também são condicionados pela sua adaptação às tecnologias hoje priorizadas pelos consumidores.

A transformação digital hoje é decisiva

Mesmo que a carreira de corretor esteja em alta, já existem alguns desafios impostos pela tecnologia. Hoje, o principal deles está atrelado à contratação online de seguros. Para os clientes, é mais rápido, fácil e democrático obter o plano de sua preferência.

Ainda que o formato não esteja consolidado, ele é visto como uma ameaça pelos profissionais. Porém, conforme também já mencionamos, a ideia de que a transformação digital irá tornar os corretores obsoletos é equivocada. 

Claro que seria ingenuidade considerar que os serviços online não terão impactos, mas eles ainda estão distantes da realidade dos clientes médios. No curto e médio prazo, não há grandes riscos. Até lá, espera-se que os profissionais se adaptem e coexistam com essas inovações.  

Isso porque, os planos de seguros exigem inúmeras informações dos clientes e têm burocracias bastante específicas. Além disso, há diversas opções de contratação e personalização. No fim das contas, o processo é moroso e difícil para quem deseja fazer por conta própria.

Assim, ter um corretor apto para prestar consultoria continuará sendo visto como um diferencial. Na medida em que a tecnologia nas empresas seguradoras avançarem, os profissionais com bons relacionamentos e que prezam pela qualidade no atendimento ainda terão destaque.

Outro ponto importante é que a população ainda desconhece os produtos disponíveis. Apenas 30% dos carros e 15% das casas têm proteção, por exemplo. Ou seja, os corretores também permanecerão indispensáveis nas frentes de prospecção.

O futuro da carreira já começou

Muito além do fechamento de planos online, os corretores precisam ater-se a uma tendência tecnológica mais imediata. Cada vez mais, os consumidores têm acesso a ofertas e informações nas palmas de suas mãos.

Isso significa que qualquer pessoa pode pesquisar sobre o mercado de seguros, comparar planos, solicitar atendimentos e pesquisar sobre avaliações de serviços. Tudo pode ser feito a qualquer hora, de qualquer lugar e em poucos cliques.

Portanto, enquanto se preocupam em personalizar e ampliar a qualidade no atendimento, os profissionais também devem se adaptar a essas mudanças, tornando-se mais digitais e agregando diferenciais em relação aos seus concorrentes.

Mas, como acompanhar o futuro da profissão de corretor de seguros? Quais as práticas essenciais para ter sucesso diante dos novos paradigmas da área? Nós vamos lhe apresentar as principais delas no item seguinte.

Quer alavancar a sua carreira de corretor? Confira 3 pontos para se atentar e ter sucesso na área no futuro

Como você pôde ver, o futuro da profissão de corretor de seguros exige plena adaptação à tecnologia, além de maior qualidade no atendimento e foco na diferenciação dos profissionais. Entenda como se adequar a essas tendências:

Tecnologia nas empresas e no mercado de seguros: uma tendência que veio para ficar 

A tecnologia nas empresas ocupa uma posição central há anos no mercado. Mais que simplificar a rotina dos profissionais, hoje sua adesão tornou-se obrigatória para todo negócio que deseja manter relevante e competitivo.

Para os corretores, já há muita familiaridade com as tradicionais planilhas, Pacote Office e os próprios sistemas das corretoras. Contudo, há outras ferramentas que merecem atenção quando pensamos nas melhorias dos serviços e na experiência dos clientes. São elas:

WhatsApp Business  

Com mais de 165 milhões de usuários, o WhatsApp é a rede social mais usada no Brasil. Esses dados, divulgados pela Resultados Digitais, reforçam que esse aplicativo de mensagens instantâneas é o canal digital de comunicação favorito dos brasileiros. 

Hoje, milhares de empresas também usam o App para se aproximar dos clientes. Para isso, há uma versão empresarial chamada Business, que permite configurar respostas automáticas, publicar informações, divulgar produtos e serviços, entre outras funções úteis.

Para o corretor de seguros, essa é uma forma de reforçar os laços com a clientela em um canal que ela domina e valoriza. Você pode enviar arquivos de contratos, vídeos explicativos sobre os planos, tirar dúvidas, entre muitas outras possibilidades.

Armazenamento em nuvem  

O armazenamento em nuvem já é considerado uma tecnologia nas empresas que é indispensável. Seguindo essa tendência, seu uso também será essencial para o futuro da profissão de corretor de seguros.

Sua principal vantagem é a possibilidade de armazenar contratos e documentos importantes em um arquivo online. Ele pode ser acessado de qualquer dispositivo autorizado, de maneira flexível. Inclusive, isso facilita o envio dos arquivos para clientes e colaboradores.

Além disso, há mais segurança para a guarda da documentação. Isso porque, tudo fica protegido por criptografia e é salvo por backups automáticos. Assim, nada é perdido, mesmo que o computador da sua empresa estrague.

CRM  

CRM é a sigla para Customer Relationship Manager, ou gestão de relacionamento com o cliente. Como o próprio nome sugere, trata-se de um sistema focado na administração de todo o banco de dados de seus consumidores.

De forma prática, rápida e flexível, essa tecnologia reúne todas as informações de cadastro e sobre os seguros contratados. Entre suas principais ferramentas, estão os alertas sobre renovação de apólices e possibilidade de enviar mensagens automatizadas.

O CRM se destaca para o futuro da profissão de corretor de seguros porque otimiza todos os processos de corretagem. Afinal, ele garante uma relação mais próxima com a clientela, evita esquecimentos e atrasos, bem como aprimora a qualidade dos serviços. 

Qualidade no atendimento: a experiência do cliente terá cada vez mais destaque 

Como você pôde ver anteriormente, a transformação digital empoderou significativamente os consumidores. A partir disso, ganham destaque os profissionais que valorizam a experiência dos contratantes.

De acordo com o presidente da COPAPROSE (Confederação Pan-Americana de Produtores Assessores de Seguros), Marvin Umaña (em fala divulgada pela Fenacor), os corretores serão cada vez mais relevantes porque a prioridade sempre é o cliente.

Ele afirma que a profissionalização nos atendimentos feitos pelos intermediários das seguradoras é essencial. Isso porque, o seguro não é um produto tangível e que pode ser comprado de maneira simples, mesmo com a digitalização do mercado.

Nesse sentido, Umaña defende que “a presença do corretor é muito importante e a seguradora deve saber que essa figura é central no setor, porque gera valor agregado no processo de venda de seguros”. 

Invista no seu marketing pessoal e profissional  

Em um mundo cada vez mais digital, o futuro da profissão de corretor de seguros também passa pelo posicionamento nos canais online. Afinal, em meio a tantas informações e ofertas, é preciso destacar-se da concorrência.

Por isso, cada vez mais, é fundamental investir na contratação de profissionais de marketing ou buscar informações sobre como construir uma marca competitiva e estabelecer uma comunicação clara com os consumidores.

Desde a gestão de redes sociais, até a criação de um site, a divulgação de conteúdos em blogs e inbound, a realização de e-mail marketing, entre outras possibilidades, tudo faz diferença para posicionar-se como um especialista relevante na era da transformação digital.
E você está preparado para o futuro da profissão de corretor de seguros? Saia na frente e conquiste mais prestígio no mercado ao lado da seguradora que já protege mais de 2 milhões de brasileiros! Clique aqui e conheça os diferenciais da Too Seguros.

Venda ou alugue imóveis com a Too Seguros! Rentabilize ainda mais a sua operação e garanta que o seu cliente estará protegido em caso de imprevistos!
Saiba mais!
A solidez financeira é a principal característica da Too Seguros. Acreditamos que uma seguradora eficiente deve oferecer, acima de tudo, confiança e credibilidade aos segurados.