Digite algo para buscar
por Deborah Angelini 24 jun 2022 - 7 Min. de Leitura

A gente já falou isso aqui no blog Simplifica, Too, mas não custa lembrar: o carro normalmente dá pistas de quando algo está errado. Por isso, é preciso estar atento a qualquer mudança no comportamento do seu veículo.

Quer um exemplo? Se você sente a carroceria balançar demais ou ouve rangidos ao passar com ele por uma lombada, isso pode ser sinal de problemas na suspensão. E se você tem dúvidas sobre o que é suspensão, a gente explica:

A suspensão é um conjunto de componentes que sustenta, ou seja, que mantém literalmente suspenso o peso do carro, conservando a distância adequada entre o chassi e as rodas. De acordo com Erwin Franieck, engenheiro e mentor de Engenharia Avançada da SAE Brasil, (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), esse sistema tem três papéis:

  • Trazer conforto a quem está no veículo, absorvendo as irregularidades do solo para que não sejam percebidas;
  • Compensar as variações de carga para que não haja muita inclinação da carroceria. Assim, o carro mantém o seu comportamento;
  • Manter o máximo possível as rodas em contato com o piso e alinhadas com a trajetória que se quer seguir, ou seja, fazer com que o carro cumpra o trajeto corretamente em qualquer tipo de terreno.

Assim, a suspensão é fundamental para garantir segurança e estabilidade durante as viagens.

Tem mais leitura por aqui: Veja dicas de manutenção para carros usados

Além das molas e amortecedores

A suspensão muda de acordo com o tipo de carro, sendo que os projetos da suspensão levam em conta desde o custo final do veículo até as atividades mais comuns em que ele será usado – circulação em estradas de terra, transporte de carga etc.

Os componentes mais conhecidos são os amortecedores, molas e bandejas. Mas há diversos outros que fazem parte desse sistema, como a barra estabilizadora, o pivô, o coxim, além dos próprios pneus.

É o trabalho conjunto desses elementos que faz com que ao passar por um buraco, por exemplo, os ocupantes do carro não sintam tanto essa imperfeição no caminho. Isso acontece porque os amortecedores controlam a mola para que ela absorva o impacto, mas seu movimento não seja longo ou constante a ponto de causar desconforto.

“A suspensão é fundamental no momento pré-acidente. Um dos itens mais importantes para as horas críticas do carro, como uma curva, uma ultrapassagem ou uma frenagem de emergência. Se o sistema não estiver funcionando bem, na hora de frear, o contato das rodas com o piso pode não ser frequente e a frenagem pode perder a efetividade, aumentando o tempo, a distância para o carro parar”, explica Erwin Franieck.

Sinais de problemas na suspensão do carro usado

Se ao passar por ruas esburacadas ou lombadas, você ouve ruídos ou uma “batida seca”, é hora de procurar uma oficina para checar o desgaste das peças da suspensão, pois pode haver folga nas buchas da bandeja ou a vida útil dos amortecedores pode ter acabado, por exemplo.

Outra dica é observar se há manchas embaixo do carro, próximas das rodas. Elas podem indicar o vazamento do óleo do amortecedor. Neste caso, também é fundamental procurar um mecânico de confiança para verificar a origem do vazamento e, se necessário, trocar os amortecedores. A recomendação geral é para que a substituição seja sempre do par e não apenas de um deles.

Se uma das funções da suspensão é manter o contato das rodas com o piso, os pneus também são bons indicadores de possíveis falhas na suspensão. Fique de olho no desgaste da banda de rodagem, ou seja, da parte que toca o solo. Se a borracha não estiver desgastada de maneira uniforme, faça a revisão do sistema o quanto antes. Isso pode indicar que o carro está com problemas no alinhamento ou na cambagem.

Como cuidar da suspensão do carro usado no dia a dia?

Na verdade, o motorista precisa ser cuidadoso com a suspensão sempre, independentemente de ter um veículo zero ou seminovo. Isso porque a forma como o carro é usado afeta diretamente o sistema de suspensão. Assim, medidas preventivas como manter o alinhamento em dia devem fazer parte da rotina do dono de um automóvel.

No dia a dia, é preciso evitar comportamentos que acelerem o desgaste das peças. Assim, vale a pena redobrar a atenção ao passar por ruas esburacadas, reduzindo a velocidade para se antecipar e desviar dos buracos sempre que possível. Além disso, não se deve andar com excesso de carga, pois o peso extra faz as molas sofrerem.

Por fim, nada de acelerar e frear de forma bruta ou de passar por lombadas com tudo ou na diagonal. O recomendado é diminuir a velocidade antes de chegar nos obstáculos e passar por eles com as rodas alinhadas e sem estar pisando no freio.

Não deixe de lado a manutenção

Mas lembre-se: nenhum cuidado elimina o desgaste natural dos componentes da suspensão. Eles só ajudam a evitar que esse desgaste seja acelerado.

Por isso, é fundamental observar diariamente o comportamento do carro e procurar uma oficina sempre que notar algo diferente.

“No caso da suspensão, um problema pode ter uma reação em cadeia, multiplicando os defeitos, que podem atingir os freios, os pneus… Quanto mais desgastar, mais caro vai ficar para reparar”

conta Erwin Franieck

Mesmo que o veículo não apresente sinais de problemas na suspensão, o ideal é levá-lo para fazer manutenções periódicas a cada 10 mil km, em média. “Isso porque apesar de o manual ter as informações da quilometragem, esse desgaste depende sempre do uso e do modo de condução. Por exemplo, se o motorista roda só em estrada e de boa qualidade, os componentes vão durar mais. Se ele mora em cidade com pavimentos muito ruins, se dirige bruscamente, vão durar menos”, completa o engenheiro.

Por conta dessas variáveis, os componentes da suspensão não são cobertos pelo seguro Garantia Mecânica da Too Seguros. Mas caso você queira proteger o seu seminovo financiado, procure pelo serviço que garante o conserto de falhas espontâneas, sejam elas mecânica ou elétrica, de usados que tenham até oito anos de produção.

Já pensou em um seguro que cubra mão de obras e peças no caso de uma falha? Com o Garantia Mecânica você conta com isso e muito mais. Conheça e tenha mais segurança para rodar com seu usado.
Quero cuidar do meu carro
O Seguro Garantia Mecânica da Too Seguros faz com que o seu veículo usado ou seminovo volte a ter uma garantia equiparada a de veículos 0 km!