Digite algo para buscar
por Deborah Angelini 02 ago 2022 - 5 Min. de Leitura

Na hora de comprar um veículo seminovo ou usado é preciso checar se está tudo certinho antes de efetuar o pagamento, especialmente se há débitos de veículos pendentes. Ou seja, para não passar perrengue depois, confira essas dicas para ir mais longe!

Por que consultar débitos de veículos?

Esse é um passo importantíssimo antes de tomar uma decisão concreta. Após a compra de um veículo, se houver débitos a pagar do antigo dono pode sobrar para você e o seu bolso. Por isso, fazer essa consulta pode te livrar de gastos extras, como:

  • Multas atrasadas:
  • Prestações atrasadas
  • Licenciamento
  • IPVA
  • Seguro DPVAT

A partir do momento em que o carro vai para o seu nome, as multas também vão. Ou seja, se houver, veja com o lojista ou dono atual do carro para acertar esses débitos. Assim, é possível fazer uma transferência de veículo de forma regularizada e não há risco de perder a CNH ou, pior, a apreensão do veículo.

E além dos débitos de veículos, também pode haver algumas restrições. Elas são mais conhecidas como bloqueio de veículos e podem impedir que você regularize todos os documentos. São eles:

  • Quando é comunicado a venda do veículo para as instituições responsáveis
  • Quando o veículo possui algum tipo de isenção de impostos
  • Quando há alguma dívida judicial ou está em penhora, conhecido como RENAJUD
  • Quando o veículo ainda está em um financiamento antigo
  • Leasing
  • Baixa de gravame

Pode parecer muita coisa, mas a boa notícia é que dá para consultar isso de um jeito fácil e rápido!

Como consultar débitos de veículos

Todos os veículos possuem um documento chamado CRLV, que possui todas as informações de registro do veículo. Uma dessas informações é RENOVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores), que funciona como o número do carro e é com ele que dá para puxar todos os débitos pendentes, se houver.

O mais indicado é acessar o site do Detran do seu estado para consulta e pagamentos. Cada portal possui etapas diferentes, mas juntamos aqui todos os links para ficar mais fácil de acessar:

Como negociar com o antigo dono do carro?

Se toda a compra do veículo for transparente, antes de apertar as mãos é possível solicitar o pagamento desses débitos e assim efetuar uma compra mais justa. Outra solução é negociar um desconto proporcional ao valor pago pelos débitos.

Como pagar os débitos do veículo?

É possível pagar tudo 100% online, pelo próprio site do Detran do seu estado. No próprio site dá para gerar um boleto que pode ser pago pelo aplicativo, site do seu banco, no caixa da agência ou em uma casa lotérica.

Em alguns estados é possível parcelar essas dívidas, com boas condições de pagamento!

Mas se preferir, pode ir até um posto de atendimento do Detran com o RENAVAM para quitar os débitos pendentes.

Garantia equiparada a de um 0km até um ano depois da compra

Donos de carros usados e seminovos que buscam uma maneira de garantir que o veículo rode por mais tempo, sem pesar tanto no bolso, ou para aqueles que queiram comprar e revender seminovos podem contar com seguro automóvel Garantia Mecânica, um seguro diferente de um Auto tradicional. 

Ele cobre mais de 120 peças mecânicas, elétricas e de reposição se acontecer um problema de forma espontânea. Assim, o dono do veículo não precisa gastar mais dinheiro com os imprevistos e o lojista pode ficar tranquilo porque o seguro também cobre a garantia legal de 30 dias.

O Seguro Garantia Mecânica da Too Seguros faz com que o seu veículo usado ou seminovo volte a ter uma garantia equiparada a de veículos 0 km! Ele protege por 1 ano diversas peças importantes do veículo (veja abaixo) com cobertura para eventuais custos de reparo (cobre peças e mão de obra).
Quero saber mais!
Solicite o Seguro Garantia Mecânica para dirigir tranquilo(a), sabendo que o bom funcionamento das partes elétricas e mecânicas do seu veículo estará garantido.