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por Deborah Angelini 09 jan 2013 - 8 Min. de Leitura

Enfrentar a burocracia para comprar um imóvel pode parecer um processo longo, mas na verdade existem algumas etapas importantes para tomar a melhor escolha para realizar o sonho da casa própria. Veja como lidar com toda a jornada, sem dores de cabeça!

Por que há tanta burocracia para comprar um imóvel?

Um dos principais receios a respeito de comprar uma propriedade é a burocracia para comprar um imóvel. Afinal de contas, são diversos documentos exigidos, desde os envolvidos na compra ou até mais específicos sobre a obra. E isso pode tornar todo o processo mais complexo.

No entanto, é preciso levar em consideração que essa burocracia tem o intuito de garantir a segurança, tanto do comprador quanto do vendedor. 

O que pode ser feito é se planejar muito bem. Ou seja, preparando a documentação que será exigida. Mais a frente iremos abordar quais são estes documentos.

Passo a passo para a compra de um imóvel

1 – Tenha a tecnologia como aliada

Hoje em dia, a maioria das informações que precisamos estão disponíveis na internet. Portanto, pesquise em sites especializados em imóveis para encontrar as respostas para aquilo que você tem dúvida.

Além disso, quem planeja também costuma encontrar ofertas melhores e com bons custo benefício. Ou seja, também gera economia nesse tipo de transação.

2 – Utilize serviços especializados

Empresas como imobiliárias são especializadas em transações de imóvel. O que  significa que elas possuem o conhecimento e ferramentas necessárias para reduzir a burocracia para comprar um imóvel, elas podem dar uma melhor assistência.

Outro serviço que pode ser utilizado para agilizar o processo de transação de uma propriedade é um despachante especializado. Os serviços que esse tipo de empresa costuma fazer é:

  • realizar a intermediação entre o comprador e todas as instituições, sejam elas públicas ou privadas, que precisam ser contatadas para efetivar a compra;
  • representar o comprador;
  • resolver situações e problemas burocráticos;
  • retirada da escritura;
  • despachar documentos;
  • entre outros serviços que servem para facilitar a  burocracia na compra do imóvel.

3 – Solicite uma pré-aprovação de crédito

Caso você vá utilizar algum crédito imobiliário para realizar a compra do seu imóvel, vale a pena solicitar uma pré-aprovação. Assim, você pode ter a noção de qual instituição financeira oferece as melhores condições e qual é o crédito máximo que você vai conseguir.

É possível realizar a solicitação em diversos sites, de maneira gratuita e segura. O que garante as melhores condições para o seu negócio.

Quais são os documentos necessários? 

Como você pode ter notado, a documentação é um dos pontos mais importantes na hora de realizar a compra ou venda de um imóvel usado. 

Sendo assim, ter todos os documentos organizados previamente é muito importante para minimizar a burocracia envolvida nesse processo.

Comprador

Os documentos exigidos de quem vai adquirir um imóvel são:

  • certidão de estado civil;
  • cópias do CPF e do RG;
  • comprovante de renda dos últimos 3 meses;
  • caso seja comerciante, é preciso apresentar a certidão de quitação dos tributos federais;
  • caso seja casado, é preciso apresentar a escritura pública do pacto antenupcial;
  • certidões negativas: executivos fiscais, Justiça Federal, protesto de títulos, ações cíveis, interdição, protesto de títulos, débitos INSS, tutela e curatela e dívida ativa na União (no caso de comerciantes).

Mas se a ideia é utilizar o FGTS como parte do valor de entrada do imóvel, também será necessário os seguintes documentos:

  • autorização de movimentação da conta vinculada ao FGTS;
  • declaração de compra do primeiro imóvel residencial financiado pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH);
  • cópia da carteira de trabalho;
  • declaração de Imposto de Renda, principalmente para profissionais autônomos ou que sejam MEI;
  • extrato das contas do FGTS (com registros dos últimos 2 anos).

Vale destacar que a maioria desses documentos podem ser obtidos de maneira online e gratuita.

Vendedor

Já para quem está vendendo o imóvel, os documentos exigidos variam dependendo se o vendedor é uma pessoa física, imobiliária ou construtora. Mas de maneira geral, é preciso apresentar:

  • registro da documentação na Junta Comercial;
  • cópia do registro de pagamento da Taxa de Cadastro e Avaliações (TCA);
  • no caso de pessoa física, certidão de casamento ou nascimento;
  • cópia do CPF e RG para pessoas físicas e CNPJ para pessoas jurídicas;
  • certidão de quitação de tributos e contribuições federais;
  • para pessoas físicas, declaração do Imposto de Renda;
  • certidões negativas: cartório de protesto, falência e concordata, Justiça do Trabalho, ações cíveis,  débitos do INSS, Justiça Federal e executivos municipais, estaduais e federais;
  • caso o vendedor seja pessoa jurídica, é necessária uma cópia autenticada do estatuto e do contrato social da empresa que está comercializando o bem;
  • certidões negativas de: quitação de tributos, ações cíveis e criminais, protestos,  ações trabalhistas, execuções fiscais municipais e estaduais, interdição, tutela e curatela (todos para pessoas físicas).

Imóvel

Além do comprador e do vendedor estarem de acordo com a lei, também é preciso verificar a situação do imóvel. Isso é algo de extrema importância, pois caso o imóvel esteja com algum problema pode acarretar problemas na transação e até impedi-la.

Normalmente, os documentos mais pedidos são:

  • certidão negativa de ônus reais (comprovar ausência de dívidas);
  • título de propriedade com registro;
  • Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do engenheiro responsável;
  • escritura do imóvel;
  • certidão negativa do IPTU;
  • averbação da construção;
  • registro de alienações e ações reipersecutórias (mostram caso o imóvel tenha sido comercializado informalmente);
  • certidão de situação fiscal;
  • carta de Habite-se;
  • planta baixa;
  • opção de compra e venda (preenchida, assinada e datada);
  • declaração de inexistência de débitos condominiais;
  • registro do imóvel.

Fique de olho no Custo Efetivo Total

Além da taxa de juros, você precisa pesquisar bem entre os diferentes bancos e financiadoras disponíveis antes de procurar por um empréstimo para financiar a sua casa e pedir para ver o Custo Efetivo Total, o CET.

O CET inclui a taxa de juros, a amortização, a taxa de administração e o seguro habitacional. São itens que normalmente fazem parte de um financiamento, Ao colocar tudo na ponta do lápis, você fica sabendo o quanto deverá gastar para comprar uma casa.

Tem mais leitura por aqui: é melhor comprar ou alugar um imóvel?

Como economizar na hora de comprar uma casa 

Outro grande segredo, é saber o que compõe um contrato de financiamento imobiliário. Nele, está incluso o Seguro Habitacional, que é obrigatório por lei, mas que é possível escolher com qual seguradora o cliente deseja fechar um contrato mais vantajoso.

Quanto menor for o valor do percentual do seguro, menos a renda será impactada e pode-se economizar uma boa quantia apenas pesquisando mais as opções ou fazendo simulações em sites de bancos como o simulador Caixa, simulador BRB e Simulador Habitacional ou peça ao seu corretor de imóveis para incluir a Too Seguros.

O Seguro Habitacional é a garantia de que seu imóvel financiado continuará pertencendo a você ou à sua família, caso algum imprevisto aconteça
Saiba mais!